Mais

Presidente felicita Angola pela conquista do campeonato africano de basquetebol

Presidente felicita Angola pela conquista do campeonato africano de basquetebol
Presidente felicita Angola pela conquista do campeonato africano de basquetebolWang Guansen / Xinhua News / Profimedia

O Presidente da República enviou esta quarta-feira uma mensagem ao homólogo de Angola, João Lourenço, a felicitar a equipa angolana de basquetebol pela conquista do campeonato africano de basquetebol, AfroBasket, no domingo.

Marcelo Rebelo de Sousa felicitou também o povo angolano pela vitória na 31.ª edição do Afrobasket, pode ler-se no site da presidência.

A secretária-executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a angolana e embaixadora Maria de Fátima Jardim, já felicitara Angola pela vitória no AfroBasket, na terça-feira, uma conquista que a organização diz refletir o esforço, determinação e paixão da equipa.

Numa mensagem dirigida ao Presidente da República de Angola, Maria de Fátima Jardim felicitou o chefe de Estado angolano, a Seleção Nacional de Basquetebol, a Federação Angolana de Basquetebol e o povo angolano pela conquista do AfroBasket, no passado domingo.

O 12.º título africano em basquetebol reflete “não apenas a excelência desportiva da equipa, mas também o esforço coletivo, a determinação e a paixão, valores que têm sido fundamentais na construção de Angola”, lê-se na missiva.

Na segunda-feira, João Lourenço saudara a vitória da seleção de Angola de basquetebol pela conquista do 12.º título de campeã africana desta modalidade.

Saúdo efusivamente os atletas, equipa técnica e todos os que colaboram e tornaram possível mais esta vitória de Angola no AfroBasket, proporcionando uma onda de alegria que se alastrou por todo o país”, referiu João Lourenço na sua mensagem.

Angola acolheu a 31ª edição do AfroBasket, que contou com a participação de 16 seleções africanas, tendo o país lusófono conquistado o seu 12.ºtítulo africano pela seleção nacional sénior masculina de basquetebol, ao vencer o Mali por 70-43.

Com 12 títulos continentais, Angola reforçou nesta edição de 2025 a sua posição histórica de seleção mais premiada, com conquistas em 1989, 1992, 1993, 1995, 1999, 2001, 2003, 2005, 2007, 2009 e 2013.