Álex Mumbrú é o novo treinador da Alemanha, atual campeã do mundo de basquetebol. O espanhol assume o cargo depois de o anterior treinador ter anunciado a sua transferência para o Bayern de Munique, equipa que Pablo Laso deixou no final da época 2023/24 para treinar o Baskonia.
O antigo jogador é treinador desde 2018, altura em que terminou a sua carreira profissional no Bilbao Basket e se mudou para treinar a equipa basca. No verão de 2022 assinou com o Valência, mas nunca foi bem recebido em La Fonteta e em abril deste ano foi demitido.
Agora, tem um grande desafio pela frente, treinar uma seleção alemã que tinha muitos pretendentes a ocupar o seu banco. Não é de admirar, uma vez que a equipa é campeã do mundo, terceira na Europa e quarta nos Jogos Olímpicos. Com este desempenho, a Alemanha ocupa o terceiro lugar no ranking da FIBA, atrás apenas dos Estados Unidos e da Espanha.
A estreia de Mumbrú ao leme da seleção alemã terá lugar oficialmente a 22 de novembro, quando a sua equipa visitar a Suécia na qualificação para o Eurobasket-2025. Entretanto, o treinador tem muito trabalho pela frente se quiser manter o estatuto adquirido pela Alemanha nos últimos anos.