Recorde as incidências do encontro
Esta foi a primeira vez que a Nicarágua se tornou sede do torneio continental de basquetebol, com 12 seleções, sendo ao mesmo tempo a competição desportiva internacional mais relevante que já acolheu na sua história.
No jogo final da AmeriCup 2025, disputado no estádio Polideportivo Alexis Argüello, em Manágua, sede única de todo o torneio, o maior pontuador da equipa brasileira, com 14 pontos, foi Yago Santos.
Pela Argentina, o melhor marcador foi Francisco Caffaro, com 11 pontos na partida.
Ao longo de toda a competição, que começou no dia 22 de agosto, os brasileiros, comandados pelo técnico croata Aleksandar Petrovic, apenas viram uma derrota em que os Estados Unidos os venceram por 78-90 (26 de agosto).
Vitória dos EUA sobre o Canadá
Os argentinos, que chegaram como campeões defensores e são treinados por Pablo Prigioni, não conseguiram revalidar o título conquistado na última edição da AmeriCup 2022 em Recife, Brasil.
A Albiceleste sofreu uma derrota para a República Dominicana por 84-83 (24 de agosto).
Entretanto, os EUA, que eram um dos prováveis candidatos ao título, ficaram com o terceiro lugar ao vencerem o Canadá por 90-85, em partida anterior da última jornada da AmeriCup 2025.
Os norte-americanos tiveram Javonte Smart e Tyler Cavanaugh como os seus principais destaques, com 21 pontos cada, enquanto pelo Canadá os mais eficazes foram Mfiondu Kabengele e Marcus Carr, com 16 pontos cada.
Apesar de não terem sido campeões nesta ocasião, os norte-americanos continuam a ser os maiores vencedores da AmeriCup, tendo no seu palmarés sete dos 20 campeonatos; segue-se o Brasil, que conquistou cinco, e a Argentina com quatro títulos.
