A precocidade no desporto profissional está a atingir limites insuspeitados que, no entanto, estão cada vez mais normalizados. No basquetebol, ainda temos na memória uma criança como Ricky Rubio, que se estreou com 14 anos na Liga acb. Um mais novo, com 13 anos, é Mohamed Dabone, que fez o seu primeiro jogo com a equipa principal do Barcelona num amigável contra o Bàsquet Girona.
Tem 2,10 metros de altura e é natural do Burkina Faso, onde nasceu a 21 de outubro de 2011. Em 2022, o Barça recrutou-o para a formação pelas suas características físicas e também pela qualidade, tem vindo a quebrar moldes e recordes, jogando torneios até contra adversários seis e sete anos mais velhos do que ele. Não faz diferença. Dominava todos. Ganhava tudo.
Daí que, com essa qualidade que começa a demonstrar, e mesmo com as reservas típicas de uma idade tão precoce, Joan Peñarroya lhe deu a estreia estando ainda em idade infantil, nem sequer cadete.
Longe de se sentir estranho, jogou 10 minutos e marcou quatro pontos, incluindo um afundanço na sua primeira ação ofensiva, e três ressaltos. Números e atitude que demonstram personalidade frente a outra equipa da Liga ACB, o Bàsquet Girona, num particular que os azulgrana venceram em Platja d'Aro por 77-88.
Mas no Barça têm muita fé no poste, que já na época passada treinou em várias ocasiões com os seniores e não chegou a estrear-se devido a um problema burocrático. O seu momento está a chegar.