Recorde as incidências da partida
A Finlândia já tinha conseguido duas vitórias no início do mês contra a Bélgica (105-62 e 92-74), antes de vencer a Polónia fora de casa, no domingo, por 97-88.
Todas estas vitórias contaram com o enorme contributo da estrela dos Utah Jazz, Lauri Markkanen, que estabeleceu um novo recorde de pontos num só jogo, com 48 pontos no primeiro jogo contra a Bélgica, tendo depois ultrapassado novamente os 40 pontos com 42 na Polónia.
Mas esta noite, o pivô desapareceu, marcando apenas seis pontos, apesar de ter jogado quase 18 minutos. O jogador de 28 anos marcou apenas um dos 10 lançamentos que tentou.
Talvez o fracasso de Markkanen tenha sido uma bênção disfarçada para a Finlândia, que provou que não é uma equipa de um homem só e que ainda pode marcar excelentes pontos sem a sua principal ameaça.
O Wolfpack começou bem e tinha uma vantagem de oito pontos no final do primeiro quarto. Ao intervalo, a vantagem tinha aumentado para 19 pontos, liderando por 62-43 perante um público que se fez ouvir em casa.
A Polónia não conseguiu recuperar, tendo apenas reduzido a vantagem finlandesa em três pontos no final do terceiro período, antes de a Finlândia vencer os últimos dez minutos por 22-20 e obter a vitória por 106-87.
O entusiasta Miikka Muurinen marcou 10 pontos na sua primeira partida pela seleção nacional este verão, mas a honra de melhor marcador foi para Olivier Nkamhoua, que marcou 18 pontos. Jordan Loyd marcou 17 pontos para a Polónia, tornando-se o melhor atirador dos visitantes.
As atenções centram-se agora em Tampere, onde a Nokia Arena acolherá todos os jogos do Grupo B do EuroBasket 2025, começando com um dérbi local entre a Finlândia e a Suécia, a 27 de agosto.
As 24 equipas que participam no torneio foram divididas em quatro grupos de seis, cada um dos quais na Finlândia, Chipre, Letónia e Polónia.
No grupo da Finlândia estão também a Grã-Bretanha, o Montenegro, a Lituânia e a Alemanha. Os quatro primeiros classificados passam à fase a eliminar e a Finlândia pretende melhorar o seu sétimo lugar na edição anterior, em 2022.