Recorde as incidências da partida
Portugal ocupa o 40.º lugar no ranking mundial e a Espanha o quinto, tendo sido campeã europeia em três ocasiões (1993, 2013 e 2017), o que ajuda a explicar o resultado e a supremacia espanhola em quase todo o encontro, mas a equipa orientada por Ricardo Vasconcelos fez um jogo que augura um bom Europeu, batendo-se em vários momentos com o poderoso adversário.
Lavínia Silva saiu lesionada logo nos primeiros instantes da partida, deixando a equipa nacional muito órfã do seu poderio físico e da sua muita experiência – é a mais veterana do grupo com 37 anos – durante o primeiro período (só regressou no segundo), findo o qual a Espanha vencia por 12 pontos (6-18).
Uma excelente reação de Portugal no início do segundo período encurtou a distância para apenas quatro pontos (17-21), motivando um pedido de tempo por parte do selecionador espanhol para tentar estancar o ascendente luso.
Os triplos de Mariana Silva (dois) e Maria Correia e uma jogada de três pontos (lançamento e lance livre) de Joana Soeiro levaram Portugal ao empate a 27 pontos a pouco mais de três minutos do fim do segundo tempo, o que obrigou a nova paragem de Miguel Mendez, claramente insatisfeito.
A equipa espanhola ainda viu Portugal passar para a frente (29-27), antes de fazer oito pontos sem resposta que a recolocaram em vantagem ao intervalo (29-35).
O intervalo não fez bem a Portugal, com alguns lançamentos a não tocarem sequer no aro, e Espanha cavou diferença que chegou a ser de 14 pontos (29-43).
No entanto, a seleção nacional voltou a ter uma excelente resposta a esse mau momento e reduziu para 41-45 aos 27 minutos, contando com as mãos quentes de Joana Soeiro, Laura Ferreira e Mariana Silva nos triplos, acabando o terceiro período com apenas menos dois pontos (46-48).
Um triplo de Maria Correia, melhor marcadora do encontro (16), pôs o resultado em 56-59 a cinco minutos do fim, mas Espanha fez valer a sua experiência e maior valia e segurou o triunfo.
Portugal vai participar pela primeira vez no Eurobasket, que terá sede na República Checa, na Alemanha, na Itália e na Grécia, entre 18 e 29 de junho, e que reúne 16 seleções.
Na fase de grupos, a seleção portuguesa joga em Brno, na República Checa, e vai defrontar Bélgica, Montenegro e República Checa.
Na quinta-feira, Portugal enfrenta a Suíça, no mesmo pavilhão minhoto, no jogo que encerra o torneio vianense.