Mais

Basquetebol: Jovem de 2,26 metros é considerada a nova "Grande Muralha" da China

Aos 18 anos, Zhang Ziyu tem 2,26 metros de altura
Aos 18 anos, Zhang Ziyu tem 2,26 metros de alturaAFP
A China vai poder contar com o seu novo fenómeno Zhang Ziyu, apelidada de "a Grande Muralha" devido aos seus 2,26 m de altura e que já começou a jogar a nível internacional, para a próxima Taça Asiática de basquetebol feminino.

A jovem de 18 anos marcou 18 pontos na quarta-feira em Xi'an, no centro da China, durante a vitória da China por 101-92 sobre o arquirrival Japão num jogo de preparação.

A Taça da Ásia feminina realizar-se-á em Shenzhen, no sul do gigante asiático, a partir de 13 de julho.

Na quarta-feira, Zhang Ziyu fez a sua terceira aparição pela seleção nacional, depois de ter estado envolvida em duas vitórias esmagadoras sobre a Bósnia-Herzegovina no fim de semana.

A imprensa oficial chinesa apelidou a dupla com Han Xu, outra jogadora alta (2,11m) da seleção, de "Torres Gémeas".

A altura de Zhang Ziyu significa que quase não precisa de saltar para marcar. Originária da província de Shandong, no leste da China, já tinha 2,10 m de altura no final da escola primária.

Muitos fãs já a comparam à antiga estrela dos Houston Rockets, Yao Ming. Com 2,29m, Yao Ming foi um dos jogadores mais altos da história da NBA. Filha de dois jogadores profissionais de basquetebol, a jovem Zhang Ziyu tem uma vantagem física, mas os seus colegas de equipa acreditam que ela ainda precisa de progredir.

"Ela deveria ter sido mais agressiva em alguns lances. Acho que ela jogou no seu nível habitual", disse o experiente poste Yang Liwei após a vitória de quarta-feira, que fez parte da equipa vencedora da Taça da Ásia de 2023.

A China volta a receber o Japão na sexta-feira, em mais um jogo de preparação.