Basquetebol: Benfica ressuscitou a tempo de conquistar terceira Taça Federação (86-85)

Benfica conquista Taça Federação feminina
Benfica conquista Taça Federação femininaSL Benfica

O Benfica conquistou este domingo a sua terceira Taça Federação feminina de basquetebol, ao bater o Quinta dos Lombos por 86-85, em Albufeira, após uma final emocionante que só foi decidida ao cabo de dois prolongamentos.

As encarnadas tiveram o triunfo nas mãos no final do tempo regular, mas permitiram a igualdade no último segundo, enquanto a equipa de Carcavelos, líder da Liga feminina, esteve perto da vitória no final do primeiro prolongamento, com o jogo a cair por fim para as bicampeãs nacionais graças a dois lances livres de Letícia Soares nos segundos finais do segundo tempo extra.

Este foi o terceiro jogo da temporada entre as duas equipas e confirmou o equilíbrio qualitativo que deverá continuar até final da época, depois de o Quinta dos Lombos ter conquistado a Supertaça e o Benfica, segundo classificado na Liga, ter imposto, na semana passada, a única derrota da equipa de Carcavelos no campeonato, também por um ponto.

Inês Faustino (26 pontos), Letícia Soares (14 pontos e sete ressaltos) e Zuzanna Puc (10 pontos e 15 ressaltos) destacaram-se no Benfica, enquanto Nahomis Hardy (22 pontos e 11 ressaltos) e Milica Ivanovic (16 pontos) foram as melhores marcadoras do Quinta dos Lombos.

O primeiro quarto começou de forma equilibrada, ainda que com o Benfica na frente do marcador, enquanto o Quinta dos Lombos, recordista na competição (quatro títulos), só conseguiu a sua primeira vantagem aos 14-12 e maximizou uma sequência de erros das encarnadas para terminar o parcial com seis pontos à maior (22-16).

O conjunto encarnado entrou mais personalizado no segundo quarto, aproveitando uma fase de jogo mais errática da formação de Carcavelos, que somou mais turnovers e tentativas falhadas, para fugir no marcador, saindo para o intervalo a vencer por nove pontos (44-35).

O descanso fez bem ao Quinta dos Lombos, que iniciou a segunda metade a todo o gás, conduzido por Hardy e Ivanovic, diminuindo gradualmente a desvantagem, mas o Benfica, que continuou sempre mais forte nos ressaltos, assentou o seu jogo e voltou a aumentar distâncias, fechando o terceiro período com sete pontos de vantagem (58-51).

A formação encarnada arrancou o último quarto a tentar aproveitar esse ascendente e conseguiu mesmo a maior diferença da partida (66-55), o que obrigou o Quinta dos Lombos a acordar, com dois triplos consecutivos.

Com um apagão pontual de quase cinco minutos, valeu nesse momento ao Benfica a incapacidade demonstrada pelo conjunto de Carcavelos, que também esteve três minutos sem marcar.

As lisboetas entraram no último minuto com seis pontos de vantagem, mas dois triplos, de Milica Ivanovic e Chanaya Pinto, este no último segundo do tempo regular, empataram a partida e levaram o jogo para prolongamento.

O Quinta dos Lombos ganhou margem na dianteira (75-71) no começo do tempo extra e parecia estar a caminho do triunfo, mas desta feita foi o Benfica a ressuscitar, empatando (80-80) a seis segundos do final do primeiro prolongamento com um triplo de Maria João Bettencourt.

Com as duas equipas mais desgastadas, o segundo prolongamento foi mais incaracterístico, acumularam-se erros de parte a parte, mas, depois de a formação de Carcavelos ter estado na frente do marcador, Letícia Soares acabou por virar o jogo e dar o triunfo ao Benfica com dois pontos da linha de lance livre a um segundo do fim.

Jogo no Pavilhão Desportivo de Albufeira.

Quinta dos Lombos – Benfica, 85-86 (após dois prolongamentos).

Ao intervalo: 35-44.

No final do tempo regulamentar: 71-71.

No final do primeiro prolongamento: 80-80.

Sob a arbitragem de Sérgio Silva, Custódio Coelho e Bruna Silva, as equipas alinharam e marcaram:

- Quinta dos Lombos (85): Jasmine Powell (10), Milica Ivanovic (16), Chanaya Pinto (11), Nahomis Hardy (22) e Anissa Rivera (11). Jogaram ainda Sara Caetano (8), Célia Sumbane, Carolina Silva (5) e Laura Silva (2).

Treinador: José Leite.

- Benfica (86): Inês Faustino (26), Emanuely Oliveira (8), Maria João Bettencourt (10), Zuzanna Puc (10) e Letícia Soares (14). Jogaram ainda Joana Soeiro (3), Artemis Afonso (6), Marcy Gonçalves (4), Schaquilla Nunn (2) e Marta Martins (3).

Treinador: Eugénio Rodrigues.

Marcha do marcador: 22-16 (10 minutos), 35-44 (intervalo), 51-58 (30), 71-71 (tempo regulamentar), 80-80 (primeiro prolongamento) e 85-86 (resultado final, após o segundo prolongamento).

Assistência: cerca de 400 espetadores.