"A missão de Herbert será conduzir a geração de ouro do Canadá a uma segunda participação consecutiva nos Jogos Olímpicos, com o objetivo de chegar ao pódio nos Jogos de Los Angeles", declarou o Canada Basketball em comunicado. A seleção nacional, medalha de bronze nos Campeonatos do Mundo de 2023, chegou aos quartos de final do torneio olímpico em Paris, antes de perder com a França (82-73).
Como treinador, Gordon Herbert, 66 anos, conduziu a Alemanha ao título de campeã mundial nas Filipinas há dois anos e, mais recentemente, às meias-finais dos Jogos Olímpicos (4.º lugar). Jogou em vários clubes, incluindo o Paris Basket Racing e o Pau-Orthez, e ganhou a Taça de França com o Élan Bearnais em 2007.
O jogador natural de Penticton (British Columbia) está atualmente ao serviço do Bayern de Munique, líder do campeonato alemão, mas eliminado na fase de play-off da Euroliga esta época. Herbert já jogou pelo Canadá como treinador adjunto, entre 2001 e 2002 e novamente entre 2018 e 2021, e também jogou pelo seu país nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984.