Basquetebol: Duas estreias e André Cruz de regresso às pré-convocatórias de Portugal

André Cruz falhou Europeu devido a lesão
André Cruz falhou Europeu devido a lesãoSporting CP

O extremo André Cruz integrou esta sexta-feira a pré-convocatória da seleção portuguesa de basquetebol para os dois jogos com a Roménia, de qualificação para o Mundial de 2027, com os bases André Silva e Hugo Ferreira em estreia.

André Cruz, do Sporting, tinha feito grande parte da qualificação para o Eurobasket-2025, mas lesionou-se em fevereiro de 2025 e falhou a presença de Portugal na prova, regressando agora a uma pré-convocatória de 24 jogadores do selecionador Mário Gomes, que a reduzirá para 14 em meados de fevereiro.

André Silva (Imortal) e Hugo Ferreira (Esgueira) nunca tinham sido convocados para a seleção portuguesa, com Bruno Araújo (Vitória SC), Carlos Cardoso (SC Braga) e Diogo Seixas (Ourense) constituem os outros regressos, com Gustavo Teixeira (Ovarense), Miguel Correia (Sporting), Pedro Bastos (Vitória SC) e Sérgio Silva (Lusitânia) a saírem das escolhas em relação à anterior pré-convocatória.

Mário Gomes manteve a base da seleção que esteve no Eurobasket, com as únicas ausências a serem as de Miguel Queiroz (FC Porto), que está lesionado, e de Neemias Queta, que não pode jogar por estar a disputar a liga norte-americana de basquetebol (NBA) pelos Boston Celtics.

Portugal arrancou da melhor forma o Grupo B da primeira ronda de apuramento para o Mundial de 2027, com um triunfo no Montenegro (83-62), perdendo depois com a Grécia em casa, por 76-68.

A seleção lusa tem agora dois confrontos com a Roménia, em Coimbra, em 27 de fevereiro, e depois em Pitesti, em 02 de março, e fecha esta fase de apuramento em julho, com a receção a Montenegro (02) e a visita à Grécia (05), precisando de ficar em um dos três primeiros lugares do agrupamento para seguir em frente na qualificação.

A 20.ª edição do Mundial de basquetebol realiza-se no Qatar, de 27 de agosto a 12 de setembro de 2027, com a participação de 32 seleções.

Lista dos 24 pré-convocados:

Bases: André Silva (Imortal), Anthony da Silva (Évreux, Fra), António Lucas (Ovarense), Carlos Cardoso (SC Braga), Diogo Gameiro (Benfica), Diogo Ventura (Sporting), Francisco Amarante (Sporting), Hugo Ferreira (Esgueira) e Rafael Lisboa (Ourense, Esp).

Extremos: André Cruz (Sporting), Bruno Araújo (Vitória SC), Diogo Araújo (Oliveirense), Diogo Brito (Obradoiro, Esp), Diogo Seixas (Ourense, Esp), Nuno Sá (Palmer BM, Esp), Rodrigo Soeiro (Ovarense), Travante Williams (Le Mans, Fra) e Vladyslav Voytso (FC Porto).

Postes: Cândido Sá (SC Braga), Daniel Relvão (Benfica), Gonçalo Delgado (FC Porto), Ricardo Monteiro (SC Braga), Rui Palhares (Sporting) e Sasa Borovnjak (BC Timisoara, Rom).