Basquetebol: França deixa escapar triunfo diante da Finlândia (83-76) na qualificação para o Mundial-2027

Adam Mokoka e Edon Maxhuni
Adam Mokoka e Edon Maxhuni ČTK / imago sportfotodienst / Mikko Stig

Na fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de Basquetebol de 2027, a equipa francesa liderou durante muito tempo, antes de sucumbir nos últimos minutos (83-76).

Reveja aqui as principais incidências da partida

A Finlândia, semi-finalista do último Euro, recebeu a França, obviamente sem nenhuma estrela da NBA de ambos os lados. Tudo corria bem, até que os últimos minutos desta eliminatória do Campeonato do Mundo de 2027 correram terrivelmente mal. As duas equipas estão empatadas em pontos, com uma vitória e uma derrota.

O primeiro período foi muito disputado, com uma margem máxima de +3 para os Bleus (7-10). As duas equipas cruzaram-se e foram os Les Loups que passaram para a frente (20-19) com 6 pontos de Alex Bouteille e Sasu Salin.

Os Bleus aceleraram no início do segundo período, com uma corrida de 10-0 que não pôde ser travada por um desconto de tempo de Lassi Tuovi (19-29). A Finlândia recuperou e voltou a estar a três pontos de distância (30-33). Ao intervalo, os jogadores de Freddy Fauthoux estavam na frente (37-45).

No seu último jogo com a seleção francesa, Andrew Albicy fechou a primeira parte com uma bela exibição defensiva (2 ressaltos, 1 assistência e, sobretudo, 4 roubos de bola).

Com o controlo do jogo, os Bleus souberam sempre acelerar quando os Lobos ameaçaram, nomeadamente quando voltaram a estar a 4 pontos (52-56) ou quando Elias Valtonen marcou sem contestação debaixo do cesto no final do terceiro período (56-59), quando Albicy marcou em penetração na campainha (56-61) e quando voltou a colocar o jogo no caminho certo no início do quarto período (58-63).

Mas, pouco a pouco, a Finlândia recuperou e chegou mesmo a passar para a frente (74-72), antes de aumentar a vantagem de longa distância (77-72, a 1'50 do fim). Um afundanço de Alexander Madsen prejudicou gravemente os franceses (80-74), especialmente porque, no lance seguinte, a bola enrolou à volta do cesto antes de sair. O ressalto agressivo dos Wolves fez a diferença.

Apesar da contribuição de Matthew Strazel para o jogo (11 pontos, 3 ressaltos, 3 assistências), os Bleus foram derrotados por 83-76.