Basquetebol: Rafael Lisboa diz que objetivo da seleção é vencer a Grécia

Rafael Lisboa quer continuar a somar
Rafael Lisboa quer continuar a somarSTEFANOS KYRIAZIS / LIVEMEDIA / DPPI VIA AFP

O base Rafael Lisboa reconheceu este sábado que a Grécia é uma grande equipa, mas deixou claro que o objetivo de Portugal é vencer, no domingo, em Matosinhos, no segundo jogo de apuramento para o Mundial de basquetebol de 2027.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

Encaramos todos os jogos da mesma maneira. Dá-nos confiança, e ficamos contentes com o que fizemos (vitórias inéditas, e recentes, com Argentina, Eslovénia, Espanha e Montenegro), mas a verdade é que, sendo a Grécia ou qualquer outra equipa do grupo, o nosso objetivo é ganhar”, disse Rafael Lisboa.

Na quinta-feira, a formação das quinas iniciou da melhor forma a participação no Grupo B da primeira fase de qualificação para o Mundial de 2027, ao vencer o Montenegro por expressivos 62-83, em embate disputado em Podgorica, e agora recebe a Grécia, que, na estreia, bateu em casa a Roménia por 91-64.

Encaramos o jogo com seriedade e sem medo nenhum deles. Temos respeito pela seleção que são, e pelos pontos fortes que têm, mas vamos tentar ganhar o jogo. Queremos competir, ganhar e mostrar o nosso valor”, frisou Rafael Lisboa, citado pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB).

O base luso garantiu que neste jogo, como em todos os outros, a “concentração, confiança e ambição vão estar sempre lá”, o que é, aliás, uma das características desta seleção.

Por seu lado, Diogo Brito afirmou que a Grécia “é uma das melhores seleções do mundo, com grande tradição”, que é preciso “respeitar”, pelo que o embate de domingo é “mais um desafio”.

Este grupo está pronto, como tem estado para os últimos jogos”, garantiu o extremo português, acrescentando: “Temos vontade de mostra que também podemos jogar ao mais alto nível. Não nos escondemos”.

Face aos gregos, que acabaram no terceiro lugar no recente Europeu - liderados por Giannis Antetokounmpo, que não estará no domingo em Matosinhos, tal como o português Neemias Queta, pois ambos jogam na NBA -, Diogo Brito espera que o público possa ajudar a formação das quinas.

Matosinhos é uma casa sempre boa para jogar. O pessoal costuma aparecer, é público que gosta de basquetebol e sabe puxar pela equipa. Amanhã (domingo) vai ser essencial”, rematou.

Os comandados de Mário Gomes recebem no domingo a Grécia, em encontro da segunda jornada do Grupo B da primeira fase de qualificação para o Mundial de 2027, marcado para as 17:00, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Portugal e Grécia lideram o agrupamento, com dois pontos, contra um de Montenegro e Roménia, sendo que os três primeiros seguem para a segunda fase de qualificação, com os pontos somados face às outras seleções que se apurarem.