No programa"Tout le sport", o selecionador vai anunciar os nomes daqueles que vão defender as cores de França que conquistou o bronze na edição anterior do torneio, primeiro na Indonésia e depois nas Filipinas.
Wembanyama não será um deles: depois de ter proclamado várias vezes durante a época que queria participar na competição, o prodígio de 19 anos e 2,24 metros desistiu na segunda-feira de manhã, três dias depois de ter sido selecionado em primeiro lugar no draft da NBA pelos San Antonio Spurs. Um"sacrifício necessário", nas palavras de Collet ao L'Equipe, para descansar o corpo após a última temporada com o Boulogne-Levallois e antes da sua estreia na NBA.
Collet tem o trabalho facilitado, pois esperava poder contar com um trio de gigantes composto por Wembanyama, Gobert e Joel Embiid, antes de o poste camaronês de Filadélfia ter adiado a sua decisão quanto à equipa em que iria jogar (também está a ser cortejado pelos Estados Unidos).
Mas o treinador, que dará uma conferência de imprensa após o anúncio da lista, poderá pelo menos contar com Gobert.
Depois de hesitar sobre a sua participação em abril para se concentrar na próxima época da NBA, o poste do Minnesota Timberwolves (31 anos, 2,16 metros) anunciou a sua presença nas redes sociais na segunda-feira.
Collet poderá convocar Vincent Poirier e Mathias Lessort (27, 28 jogos) para completar o conjunto de interiores ao lado de Gobert, Moustapha Fall e Guershon Yabusele. Este último, que não participou no Euro-2022, vem de uma excelente temporada na Euroliga, na qual foi o segundo melhor marcador e o melhor recuperador do Partizan de Belgrado.
Pode jogar como extremo (como Wembanyama), uma posição em que Amath Mbaye, que jogou no último Euro, seria um candidato credível.
No entanto, na próxima época, deverá transferir-se para o CSKA Moscovo, o que o tornaria inelegível para a seleção francesa, de acordo com as regras estabelecidas pela federação francesa no verão passado.
Thomas Heurtel, que foi o base dos Bleus durante o Euro, está, por conseguinte, fora da corrida ao Zenit de São Petersburgo.
Para o substituir ao lado de Nando De Colo (que, tal como Nicolas Batum, renunciou ao Euro-2022 para descansar), Collet terá de escolher entre dois jogadores que nunca foram convocados, Rodrigue Beaubois (35 anos, Efes Istambul) e Killian Hayes (21 anos, Detroit), bem como Frank Ntilikina (Dallas) e Sylvain Francisco (Peristeri/GRE).