Todos os jogos do evento de 32 equipas terão lugar na capital, Doha. A equipa do Catar, que ocupa o 89.º lugar no ranking, qualificar-se-á para o torneio como anfitriã. A última vez que participou no torneio foi em 2006, tendo perdido os cinco jogos que disputou.
"A capital do Catar, Doha, tem voos directos da maioria dos países potencialmente participantes, enquanto a rede de metro e transportes públicos, recentemente melhorada, liga todos os locais, proporcionando um serviço de primeira classe a todos os visitantes", afirmou a FIBA num comunicado na sexta-feira.
Além disso, todos os locais a serem usados para o principal evento masculino da FIBA já foram construídos, enquanto as tecnologias verdes amplamente utilizadas ajudarão o Mundial-2027 a ser um evento neutro em carbono.
O Catar foi alvo de críticas intensas durante a preparação do Campeonato do Mundo de futebol do ano passado devido ao tratamento dado aos trabalhadores estrangeiros, à proibição da homossexualidade e às restrições à expressão política.
O Mundial de Basquetebol deste ano será co-organizado pelas Filipinas, Japão e Indonésia e decorrerá de 25 de Agosto a 10 de Setembro.
Berlim, na Alemanha, acolherá o torneio feminino em 2026, que contará com um leque alargado de 16 equipas, acrescentou a FIBA.
A edição de 2022 teve lugar na Austrália e foi disputada por 12 equipas, com os Estados Unidos a conquistarem um recorde de 11º título.