Mundial de basquetebol: A festa dos novos campeões e satisfação da federação

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundial de basquetebol: A festa dos novos campeões e satisfação da federação

A alegria da equipa alemã não tinha limites depois de vencer a final contra a Sérvia.
A alegria da equipa alemã não tinha limites depois de vencer a final contra a Sérvia.AFP
Festejar até tarde da noite, dormir até tarde com o troféu do Campeonato do Mundo: os heróis do basquetebol alemão desfrutaram ao máximo do seu golpe histórico em Manila. No dia seguinte ao memorável triunfo sobre a Sérvia (83-77), a agenda estava finalmente vazia e o voo de regresso a casa só estava previsto para a tarde. Lá, a próxima maratona de festas aguardava Dennis Schröder e companhia.

Na manhã seguinte à atuação de gala, o capitão alemão partilhou fotografias da entrega da taça e do júbilo incontido com a chuva de confettis. Mais tarde, no balneário, festejaram com cerveja e Schröder transmitiu o caos em direto a partir do autocarro da equipa. O veículo levou o grupo em festa primeiro para o hotel da equipa, o Conrad, no passeio marítimo de Pasay City, e depois para um bar especialmente alugado no Peninsula Hotel, em Makati.

Depois de uma noite curta, o regresso de Manila via Abu Dhabi e Frankfurtestava na ordem do dia, onde a Alemanha é esperada às 9:50 de terça-feira. Do aeroporto, seguirão imediatamente para a receção pública na metrópole do Meno, na sede do patrocinador ING, na Theodor-Heuss-Allee 2 - os adeptos são bem-vindos. O presidente da Câmara de Frankfurt, Mike Josef, também anunciou a sua presença.

Este é o último ponto oficial do programa de uma viagem dourada de seis semanas, que passa por Bona, Hamburgo e Berlim, vai até Abu Dhabi, Okinawa e Manila e regressa a Frankfurt. Depois disso, as novas estrelas do desporto alemão regressarão aos seus clubes, onde serão certamente homenageadas mais uma vez.

Para os profissionais da Bundesliga em torno da descoberta da Taça do Mundo, Andreas Obst, tudo começa de novo no final de setembro, tendo Schröder prometido uma visita ao seu clube de origem, em Braunschweig, para o pontapé de saída. Ele próprio, os irmãos Wagner, Franz e Moritz, e Daniel Theis iniciam a época da NBA a 24 de outubro.

Dennis Schröder estava em grande forma a tempo da final.
Dennis Schröder estava em grande forma a tempo da final.AFP

A próxima "reunião" dos rapazes de ouro demorará quase meio ano. A 22 de fevereiro de 2024, a equipa do selecionador nacional Gordon Herbert iniciará a qualificação para o Campeonato da Europa de 2025. O jogo em casa contra o Montenegro será muito provavelmente a primeira aparição dos campeões do mundo - mas sem os profissionais da NBA, cuja época estará então em pleno andamento. O local do jogo está aberto.

Ingo Weiss orgulhoso do desenvolvimento

Para o presidente da Federação Alemã de Basquetebol (DBB), Ingo Weiss, o título é o resultado de um processo contínuo. "Sentimo-nos confirmados pelo que fizemos nos últimos anos", disse o dirigente de 59 anos à SID: "Trabalhámos muito, trabalhámos muito. Não se pode planear uma medalha de ouro. Mas podemos, pelo menos, planear estar entre os oito melhores do mundo com uma equipa. A federação começou a mudar um pouco as coisas há 15, 18 anos. Juntamente com a Bundesliga, começámos a promover os nossos talentos".

O Campeonato do Mundo na China também foi um ponto de viragem, disse:"Em 2019, estávamos muito mal. Isso foi um pouco da faísca. Todos disseram: 'Afinal, não somos tão maus quanto as nossas exibições indicam. Temos de mudar isso'".

Um olhar consistente para o futuro traz sucesso, disse ele. "Só podem alcançar estes objectivos se não se armarem em avestruzes e enterrarem a cabeça na areia, se se zangarem e disserem: 'As coisas não estão como eu quero que estejam aqui'. Têm de arregaçar as mangas e continuar a trabalhar".

O sucesso da seleção nacional, que ganhou o ouro nas Filipinas contra a Sérvia na final (83-77), tem de ser "sustentável, caso contrário, também teríamos cometido um erro".