Mais

Mundial de basquetebol: Rudy Fernández iguala o recorde de Juan Carlos Navarro

Rudy Fernández, em conferência de imprensa
Rudy Fernández, em conferência de imprensaAFP
Rudy Fernández, aos 38 anos, conseguiu um novo feito, igualando Juan Carlos Navarro como o jogador com mais jogos pela Espanha: 253. Um número que deixará para trás no próximo jogo, na segunda fase do Campeonato do Mundo de Basquetebol, para assumir sozinho essa honra.

Como disse Berni Rodríguez na semana passada, numa entrevista ao Flashscore, "Rudy está a deixar-nos a todos de uma forma má". Porque, aos 38 anos, o capitão da seleção nacional continua lá, na primeira linha, adaptando o seu jogo e o seu papel ao que os actuais campeões do Mundo e da Europa precisam.

Rudy Fernández já não é o saltador que fazia afundanços sobre Dwight Howard. Também não é o jogador explosivo capaz de correr um contra-ataque de costa a costa à velocidade do Flash. Mas oferece outras variantes que o tornam tão útil como quando tinha 20 anos e era uma estrela numa NBA que nunca lhe deu o que ele precisava e merecia.

O facto é que o jogador do Real Madrid, no duelo contra o Irão, igualou o recorde de Juan Carlos Navarro, que se retirou há vários anos, desde agosto de 2017.

Esse recorde será só dele esta sexta-feira, a partir das 10:45. No basquetebol, aliás, são as chamadas que contam, não os jogos. É por isso que, apesar de ter disputado 237 jogos, que também é o maior número da história, ele tem os 253 mencionados acima.

Recorde de medalhas

Em todo o caso, Rudy preferia certamente acrescentar a esse recorde um outro ainda mais importante, o das medalhas nos principais campeonatos. Neste momento, partilha essa honra com Pau Gasol, com 11 medalhas cada um. Seis, aliás, são de ouro, incluindo dois Campeonatos do Mundo.

Rudy estreou-se em Atenas, nos Jogos Olímpicos de 2004. Desde então, com exceção do Euro-2017, esteve presente em todos os grandes torneios em que a Espanha participou.

"Duas décadas de compromisso que também fazem dele o jogador com mais jogos disputados com #LaFamilia", recordou a Federação Espanhola de Basquetebol (FEB) em comunicado.