Mundial de Basquetebol: Selecionador alemão elogia mentalidade de equipa em primeiro lugar

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundial de Basquetebol: Selecionador alemão elogia mentalidade de equipa em primeiro lugar

A Alemanha venceu a Sérvia e ganhou o Campeonato do Mundo de Basquetebol
A Alemanha venceu a Sérvia e ganhou o Campeonato do Mundo de BasquetebolAFP
O selecionador Gordon Herbert elogiou a atitude de "equipa em primeiro lugar" da Alemanha depois vitória sobre a Sérvia na final do Campeonato do Mundo, que valeu o primeiro troféu de sempre da equipa no torneio, que se manteve invicta.

A Alemanha derrotou os sérvios por 83-77 em Manila, num terceiro período fulcral para aumentar a vantagem antes de uns seungos finais de muitos nervos. Dennis Schroder foi o melhor marcador do jogo com 28 pontos e foi também eleito o melhor jogador do torneio.

Herbert elogiou o impacto de Schroder, base dos Toronto Raptors, na equipa, afirmando que "não estaríamos aqui sem ele e ele não estaria aqui sem a equipa".

Leia aqui a crónica

"Acho que o mais importante para esta equipa é que gostámos de estar aqui. Nunca é demais falar de Dennis Schroder e do que significa para o basquetebol alemão. Acho que o Dennis vos diria que isto é uma mentalidade de equipa em primeiro lugar", apontou Herbert.

Dennis Schroder, da Alemanha, reage depois de afundar contra a Sérvia
Dennis Schroder, da Alemanha, reage depois de afundar contra a SérviaAFP

A Sérvia perdeu o extremo Ognjen Dobric com uma entorse no tornozelo antes dos três minutos de jogo, depois de uma má aterragem perto cesto. A estrela Bogdan Bogdanovic estava em dúvida antes do jogo, devido a doença.

A Sérvia ainda conseguiu lançar uma furiosa recuperação no último período e reduzir a desvantagem para três pontos a menos de um minuto do fim, mas não foi suficiente para parar a Alemanha.

"Eles mereceram a vitória. Jogaram 40 minutos a um nível elevado, com continuidade, muito físicos. Se uma equipa como a Alemanha ganhou todos os jogos desde o início até ao fim, todos temos de dizer bravo", admitiu o selecionador sérvio Svetislav Pesic.

A Alemanha deixou pelo caminho a Letónia nos quartos de final antes de derrotar os Estados Unidos numa meia-final para a história.

Plano de três anos

O apuramento para a primeira final da história levou Schroder a recordar a "longa viagem" desde a sua estreia na seleção, há nove anos.

"Estamos a desfrutar de cada momento, de cada dia, de cada treino, de cada jogo. Nós abraçamos isso, competimos ao mais alto nível, e essa é a razão pela qual fizemos o que fizemos. Escrevemos história", comentou.

Tanto a Alemanha como a Sérvia já se tinham qualificado para os Jogos Olímpicos de Paris do próximo ano como as duas equipas europeias mais bem classificadas do Campeonato do Mundo. A Alemanha terminou em terceiro lugar no EuroBasket do ano passado e Herbert afirmou que a equipa estava no "segundo de um plano de três anos".

Os jogadores da Alemanha comemoram
Os jogadores da Alemanha comemoramAFP

Depois do triunfo, Schroder espera que mais jogos sejam transmitidos em direito na televisão alemã.

"Há dez anos, quando comecei, tínhamos o Dirk Nowitzki, mas, para além disso, ninguém sabia quem eram os jogadores da equipa. Agora vamos às Filipinas ou a Okinawa e toda a gente conhece a nossa equipa. Só queremos o nosso respeito", vincou.

Aleksa Avramovic foi o melhor marcador da Sérvia com 21 pontos, seguido de Bogdanovic com 17. A Sérvia estava a jogar sem o pivot Borisa Simanic, que foi submetido a uma cirurgia para remover um rim depois de se ter lesionado no início do torneio.

Também não contou com a superestrela Nikola Jokic, que não participou no torneio para descansar depois de ter levado os Denver Nuggets ao título da NBA na época passada.

"Já estamos com a cabeça erguida. O nosso próximo objetivo é ir aos Jogos Olímpicos e conseguir um sucesso melhor do que este", apontou Avramovic.

O Canadá conquistou a sua primeira medalha de bronze da sua história depois de vencer os Estados Unidos por 127-118 no prolongamento, ao início do dia.

Ambas as equipas já se tinham qualificado para os Jogos Olímpicos como as mais bem classificadas das Américas no  Campeonato do Mundo.