Mais

Basquetebol: Aventura lusa no mundial sub-19 feminino termina nos quartos (58-68)

Portugal perdeu contra a vizinha Espanha
Portugal perdeu contra a vizinha EspanhaFederação Portuguesa de Basquetebol
A aventura da seleção portuguesa de basquetebol sub-19 feminina no Campeonato do Mundo terminou esta sexta-feira, nos quartos de final, com derrota 68-58 diante da vice-campeã Espanha, em Brno, na República Checa.

Recorde as incidências da partida

Na sua estreia em mundiais da categoria, as lusas deram muito boa réplica frente às rivais ibéricas, três vezes prata mundiais e outras tantas quartas classificadas, uma formação bem mais traquejada na elite internacional, facto decisivo em vários momentos.

Clara Silva, de 1,98 metros, e que joga na Texas Christian University, nos Estados Unidos, foi novamente gigante – já tinha sido a melhor marcadora num só jogo neste mundial, com 37 pontos, registo nunca visto desde 1989 -, porém insuficiente para ultrapassar um obstáculo desta qualidade.

Apesar da boa réplica na primeira metade, as lusas inexplicavelmente eclipsaram-se a caminho do intervalo, que atingiram com desvantagem de nove pontos (41-32).

Sempre muito aguerridas, as portuguesas foram-se aproximando novamente no marcador e, com 45-42, falharam o triplo que permitiria empatar, partindo para o quarto decisivo a quatro pontos.

A pressionar as rivais ibéricas (47-45), as pupilas de Agostinho Pinto acabavam por não conseguir voltar à liderança, com a Espanha a fugir sempre que Portugal não encontrava alternativa de ataque que não passasse pela sua maior referência.

Com cinco minutos para jogar, a diferença era de somente cinco pontos 55-50, só que um parcial de 7-0 acabou com as aspirações nacionais a um triunfo histórico, já que as vice-campeãs em título geriram bem os 12 pontos de folga.

Com 23 pontos, sete ressaltos e quatro assistências, Clara Silva foi a melhor lusa, enquanto Somtochkwu-Blessed concluiu com 13 pontos, quatro ressaltos e duas assistências.