Mais

Basquetebol: ALBA Berlim deixa a Euroliga para regressar à Fiba

Justin Bean durante o jogo contra o Bolonha, em março
Justin Bean durante o jogo contra o Bolonha, em marçoANDREAS GORA/dpa Picture-Alliance via AFP

O ALBA Berlim anunciou esta quarta-feira que vai deixar a Euroliga, onde joga há 24 anos, para participar na próxima Liga dos Campeões, a terceira competição europeia organizada pela Federação Internacional de Basquetebol (Fiba).

O anúncio é feito depois de o clube de Berlim ter ficado em último lugar na Euroliga, para a qual foi convidado, e num contexto de forte interesse presumido da NBA no mercado alemão para a sua proposta de liga na Europa. Realizada em parceria com a Fiba e ainda em fase exploratória, esta liga concorre diretamente com a Euroliga.

"Berlim é um mercado-chave para a nossa visão a longo prazo", sublinhou Patrick Comminos, diretor da Liga dos Campeões, num comunicado de imprensa da Fiba.

"Ao aderir à Liga dos Campeões, estamos a abrir um novo e empolgante capítulo e a responder à mudança do panorama do basquetebol europeu", declarou Marco Baldi, diretor-geral do clube alemão, no site do clube.

"Temos uma longa história com a Euroliga e o nosso objetivo foi sempre o de participar nas melhores competições. No entanto, as condições para obter uma licença de longa duração na Euroliga mudaram radicalmente nos últimos tempos", acrescentou.

"Estamos convencidos de que as competições europeias geridas sob a égide da Fiba irão desenvolver-se significativamente nos próximos anos", acrescentou.

O clube de Berlim, fundado em 1991, é 11 vezes campeão alemão (a última das quais em 2022), venceu a Taça Korac em 1995 e participa nas competições da Euroliga e da Eurocup desde 2001, um ano após a sua criação.