Os leões, semifinalistas da Liga portuguesa na última época, vão participar pela sexta vez consecutiva na Taça Europa, na qual têm como melhor prestação a chegada aos quartos de final em 2021/22.
A disputar a fase de qualificação da Liga dos Campeões, o FC Porto foi um dos clubes que optou por assegurar um lugar na fase regular da Liga Europa, caso não garanta a presença na Champions, na qual está o Benfica, campeão nacional.
Os azuis e brancos, vicecampeões nacionais, vão defrontar os húngaros do Falco Szombathely e, em caso de triunfo, jogam com os franceses do Élan Chalon e os suíços do Friburgo, sendo que um possível adversário na final do Grupo 3 da qualificação vai sair do quarteto formado pelos espanhóis do UCAM Múrcia, pelos polacos do Start Lubin, pelos italianos da Juventus e pelos finlandeses do Karhu Basket.
Caso se apure, o FC Porto vai entrar no Grupo B da Liga dos Campeões, do qual fazem parte os checos do Basketball Nymburk, os alemães do Alba Berlin e os azeris do Sabah BC.
O Benfica vai integrar o Grupo H da Liga dos Campeões, com os espanhóis do Gran Canária, os franceses do Le Mans Basket e os sérvios do Spartak Subotica.