Recorde as incidências da partida
A equipa teutónica é treinada por Álex Mumbrú (46 anos), que se tornou o primeiro treinador nascido em território espanhol a levantar o Eurobasket a partir do banco. Espanha, convém não esquecer, conta com quatro campeonatos da Europa nas suas vitrinas, mas em todos eles o selecionador era italiano, Sergio Scariolo.
Mumbrú, que como jogador venceu o Eurobasket de 2009, é a terceira pessoa a levantar o título em campo e no banco, juntamente com o lituano Feliksas Kriauciunas e o grego Pannagiotis Giannakis.
Um torneio marcado pela doença
Não foi um torneio fácil para Mumbrú, que ganhou cinco títulos como jogador com Espanha, incluindo o Mundial de 2006. Na véspera da estreia de Alemanha, teve de ser internado numa clínica em Tampere (Finlândia) porque sofria de uma pancreatite aguda.
Não esteve no banco na primeira fase e voltou ao banco no jogo dos oitavos de final contra Portugal, visivelmente mais magro, já que tinha perdido oito quilos.
Depois, decidiu afastar-se. O seu adjunto, Alan Ibrahimagic, assumiu o comando, enquanto acompanhou os jogos no banco ao lado de outro espanhol, Alberto Miranda, treinador adjunto de Ibon Navarro no Unicaja.