Mais

Basquetebol: Campeã do Mundo, Alemanha corre o risco de falhar o Eurobasket-2025

Theis apoiará, pelo menos parcialmente, a seleção alemã de basquetebol
Theis apoiará, pelo menos parcialmente, a seleção alemã de basquetebolČTK / imago sportfotodienst / Steffie Wunderl
Os campeões mundiais de basquetebol alemães correm o risco de perder o bilhete para o EuroBasket-2025. A Alemanha espera um jogo de roer as unhas até ao fim. Nesta situação delicada, o selecionador nacional Álex Mumbrú conta com o espírito de Manila.

Um Campeonato da Europa sem os campeões do mundo? Álex Mumbrú não quer que isso aconteça. Para evitar uma perda total para o basquetebol alemão, o novo selecionador nacional invocou mesmo o espírito de Manila. Sem as estrelas da NBA à volta de Dennis Schröder, mas com seis heróis de ouro de 2023, o espanhol viajou até Montenegro para o primeiro jogo do destino. E, no entanto, há a ameaça de uma final de roer as unhas.

"Temos duas pequenas finais", disse Mumbrú ao SID antes da importante partida de qualificação para o Campeonato Europeu contra os montenegrinos em Podgorica na quinta-feira. Segundo Mumbrú, ele sabe"que é uma situação difícil". Também tem consciência de que"existe a possibilidade" de ficar de fora do Campeonato da Europa. E, no entanto, está convencido deque "vamos estar prontos para jogar bem".

Final a dobrar

Com uma vitória em Montenegro na quinta-feira, a Alemanha já pode garantir o seu bilhete para o Campeonato da Europa na Letónia, Finlândia, Polónia e Chipre (27 de agosto e 14 de setembro) - se a Suécia vencer na Bulgária.

Se uma das condições não se concretizar, haverá uma verdadeira final do Grupo D contra os búlgaros em Bamberg no próximo domingo.

Mas Mumbrú não quer contar com a Suécia. "Não sabemos o que vai acontecer quando a Suécia jogar contra a Bulgária. Temos de fazer o nosso melhor para ganhar os dois jogos."

Caso contrário, a Alemanha poderá ficar de fora de um Campeonato da Europa pela primeira vez desde 1991; o Campeonato do Mundo de 2014 foi a última vez que a seleção nacional não se qualificou para um grande torneio fora dos Jogos Olímpicos.

Esperança de Theis

"A pressão é grande", disse o jogador Johannes Voigtmann ao MagentaSport:"Queremos definitivamente estar no Campeonato da Europa no verão, isso é certo. No entanto, a equipa assume a pressão e tenta"tirar o melhor partido dela".

Para evitar que o pior cenário se torne realidade, Mumbrú está a dar tudo o que tem. Seis campeões do mundo, liderados por Voigtmann, do FC Bayern, já viajaram para Montenegro. Daniel Theis, tão importante na defesa e que recentemente se transferiu da NBA para o Monaco, vai juntar-se a eles em Bamberg.

Isto é possível porque a Euroliga está parada. Ao contrário do que acontece na NBA, Schröder e Franz Wagner estão ausentes das janelas de qualificação, como é habitual.

Com duas derrotas e duas vitórias nos jogos de qualificação disputados até ao momento, os alemães já tinham trazido para si a difícil posição de partida nas eliminatórias. Os campeões do mundo estão em segundo lugar no grupo, atrás do líder Montenegro (3-1). Seguem-se a Suécia (2-2) e a Bulgária (1-3). Apenas as três primeiras equipas se apuram para o Campeonato da Europa.