Mais

Basquetebol: Derrota com Portugal leva Espanha a fazer autocrítica

Willy Hernangómez, durante o Espanha-Portugal disputado em Málaga
Willy Hernangómez, durante o Espanha-Portugal disputado em MálagaFEB

Depois da derrota frente a Portugal no primeiro jogo da digressão Europa, Imperium Nostrum, correspondente à estreia no Torneio Cidade de Málaga, é tempo de reflexão na seleção espanhola.

Willy Hernangómez destacou o facto de estarem a treinar há apenas uma semana e meia e de haver muito espaço para melhorias. "Estamos juntos há uma semana, falta-nos muito crescimento e trabalho coletivo, cada um tem de continuar a entrar em forma individualmente. Acima de tudo, faltou-nos um pouco de comunicação".

E acrescenta: "Também não tínhamos trabalhado tudo para este jogo, por assim dizer. Ainda temos muito que crescer, muito que melhorar. Só estamos juntos há uma semana e ainda há muito a fazer, por isso a ambição e a vontade são o mais importante".

Por sua vez, Xabi López-Arostegui também transmitiu uma mensagem de tranquilidade. "É evidente que gostaríamos de ter vencido o primeiro jogo. Temos de fazer um balanço geral, não apenas ficar com o resultado nesta fase. Houve momentos muito bons e momentos em que temos de melhorar, por isso estamos na primeira semana, neste primeiro jogo. Por isso, é tempo de refletir, ver vídeo, melhorar e, a partir daí, crescer, porque o caminho é muito longo".

O selecionador nacional relativizou a derrota, mas deu um sinal de alerta aos seus jogadores para elevarem a intensidade. "Também não devemos fazer muitas avaliações que tenham peso para o resto. Pode ser bom para nós percebermos que um desempenho normal neste momento da nossa trajetória não nos serve para poder competir".

Sergio Scariolo apontou as chaves para a melhoria. "Temos de estar a um alto nível de concentração e intensidade, depois há outros fatores como a percentagem de lançamento ou a qualidade dos passes, mas nessas coisas temos de estar a tope. As coisas que não estamos capacitados para fazer porque não temos a qualidade para as fazer temos de as eliminar. Se não podes fazer alguma coisa porque te falta capacidade para a fazer, não seria inteligente continuar a tentar. É preciso procurar outros recursos".

Espanha disputa o seu segundo jogo em Málaga esta quinta-feira, frente à República Checa, às 20:00.

Reveja as principais incidências da partida