O Eurobasket, que será o torneio de basquetebol mais importante do mundo a realizar em 2029, poderá ter lugar em Espanha pela quarta vez na história, depois de 1973, 1997 e 2007.
Nesta última edição, o palco principal foi também o Palácio de los Deportes de la Comunidad de Madrid e a Espanha conquistou a medalha de prata depois de perder na final contra a Rússia.
Esta quinta-feira termina o prazo para a receção das candidaturas e em maio de 2025 será conhecida a decisão final, mas Madrid e Espanha são os favoritos, devido à extraordinária capacidade de organização que o nosso país e a capital em particular sempre demonstraram.
Como nos recorda a Federação Espanhola de Basquetebol, esta organização é a segunda com mais licenças desportivas em Espanha, com mais de 411.000, e organizou grandes eventos nos últimos anos, como o Campeonato do Mundo de 2014, o Campeonato do Mundo Feminino de 2018, o EuroBasket Feminino de 2021 e o Pré-Olímpico de Valência do ano passado.
A FEB organiza igualmente seis ligas nacionais, bem como todos os campeonatos espanhóis e as actividades de todas as equipas nacionais de basquetebol espanholas. Nos últimos anos, a Seleção Nacional Absoluta Masculina tem vindo a preparar-se para os seus campeonatos mais importantes em Madrid, realizando um dos seus jogos de preparação no WiZink Center da capital.
Recorde-se que a Espanha se qualificou esta semana para o Eurobasket 2025 e que é a equipa que mais vezes o venceu na história (com exceção de dois países que já não existem como a Jugoslávia e a URSS) depois de o ter vencido na Polónia 2009, Lituânia 2011, França 2015 e Alemanha 2022, sendo o atual campeão.
Impacto económico de 270 milhões em Madrid
Este torneio terá um impacto económico na região que poderá atingir os 270 milhões de euros e reforçará a imagem de Madrid como destino turístico desportivo e cultural, além de dar grande visibilidade ao basquetebol espanhol. A seleção espanhola ocupa atualmente o quarto lugar no ranking europeu e o sexto no ranking mundial.
O governo da Comunidade de Madrid recorda que o executivo regional promove diferentes acções para promover Madrid como destino de turismo desportivo, incluindo o patrocínio de diferentes eventos, acções capazes de mobilizar fluxos turísticos relevantes e acções de marketing em colaboração com outras entidades.
Primeiro Eurobasket num único local desde 2013
Importa referir que, caso a candidatura de Espanha se concretize, será o primeiro Eurobasket organizado num único país desde que a Eslovénia o acolheu em 2013. Em 2015, a França, a Croácia, a Alemanha e a Letónia acolheram o evento; em 2017, a Turquia, a Finlândia, Israel e a Roménia; em 2022, a Alemanha, a Itália, a República Checa e a Geórgia; e em 2025, a Letónia, Chipre, a Finlândia e a Polónia acolherão o evento.