Ayuso revelou a reforma durante uma visita às instalações, acompanhada pelo conselheiro de Cultura, Turismo e Desporto, Mariano de Paco Serrano, pelo presidente da Telefónica Espanha, Borja Ochoa, e por representantes de patrocinadores como Mahou San Miguel e Endesa.
A ampliação do Movistar Arena vai aumentar a sua capacidade em concertos para 20.008 espectadores, face aos mais de 17.000 atuais.
"Nos jogos de basquetebol, a lotação atingirá os 15.000 lugares, mais 2.000 do que atualmente. "Esta será uma excelente notícia tendo em vista o EuroBasket 2029 e vai permitir-nos candidatar-nos a grandes eventos como jogos da NBA", afirmou Isabel Díaz Ayuso.
O Madison Square Garden europeu
De acordo com a Comunidade de Madrid, as atividades do recinto geraram em média 456 postos de trabalho por evento, o que representa 1,7% do emprego cultural em Espanha. Metade desses postos corresponde a informadores, assistentes de sala e auxiliares; 30% a montadores, pessoal de carga e descarga e ajudantes; e os restantes 20% a técnicos, segurança e limpeza.
A presidente regional destacou que é um "ator-chave" na economia madrilena, com um impacto económico de 577 milhões de euros em 2024 e mais de dois milhões de visitantes, dos quais 1,2 milhões assistiram a concertos. A atividade do recinto gerou 13.661 empregos, muitos deles para jovens que encontraram aqui a sua primeira oportunidade profissional.
Além disso, sublinha-se que o Movistar Arena é o principal espaço da Europa e o terceiro do mundo em volume de bilhetes vendidos e programação, apenas atrás do Madison Square Garden de Nova Iorque e da Arena de Iocohama, com 15% do público proveniente de outras comunidades autónomas e 5% internacional, e uma previsão de mais de 230 espetáculos desportivos e culturais em 2025.
