Portugal 60-88 Ucrânia
O ambiente era de festa em Matosinhos. Portugal jogava em casa pela primeira vez desde que tinha garantido o apuramento para o Europeu de basquetebol e numa partida com bastante significado. No dia em que se assinalam três anos da invasão da Rússia, a Ucrânia chegava a território luso para tentar salvar a honra e não despedir-se da qualificação sem triunfos.
Esta conjugação de fatores pode ajudar a explicar o desaire de um Portugal manifestamente desinspirado na hora de lançar (34,8% de acerto dos lançamentos de campo e apenas quatro triplos feitos) e manietado na luta pelas tabelas (23 ressaltos contra 35 dos ucranianos).
O que ainda foi mantendo a equipa das quinas em jogo foi uma boa exibição defensiva (15 roubos de bola), mas um excelente terceiro período dos forasteiros, liderados por Bobrov (16 pontos e cinco ressaltos) e Novitskyi (13 pontos) acabou por selar o primeiro triunfo da Ucrânia nesta fase de qualificação.
Portugal despede-se com duas derrotas nas últimas duas jornadas, mas a consolação de ter garantido o apuramento para o Eurobasket-2025, com oito pontos e o terceiro lugar, um a mais que Ucrânia e a três do líder Israel (11) que bateu a Eslovénia (10).
