Santi Aldama já disputou o Campeonato do Mundo de 2023, onde teve uma média de 11,2 pontos e participou nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde marcou 17,7 pontos com 45% de aproveitamento de três pontos e 9,3 ressaltos em média.
Numa entrevista ao jornal As, reconheceu que quer estar com a Espanha no Campeonato da Europa deste verão, onde a equipa de Scariolo vai defender o título conquistado em 2022.
"Ajuda-me jogar contra os melhores todos os dias, é o mais importante para a minha evolução. No final, podemos treinar, como quando o faço no verão, mas quando jogamos contra os melhores, tanto a nível internacional como na NBA, crescemos e isso é o mais importante. Tudo o que faço, faço-o também para o verão, para tomar as rédeas da seleção nacional".
E acrescenta: "Estamos imersos nesta mudança de gerações, mas isso não é uma desculpa. Pelo contrário. Eu diria que é mais uma motivação para ser a nova geração que continua a manter o nível do basquetebol espanhol. Além disso, é o meu primeiro Eurobasket, pelo que estou ansioso por me estrear e competir para alcançar o objetivo mais importante".