Acompanhe aqui o Eurobasket-2025
Os Linces, orientados pelo selecionador nacional Mário Gomes, sabiam que não iriam ter vida fácil já que fazia parte do pote 6, o mais baixo do sorteio. O tubarão pela frente chama-se Sérvia, do três vezes MVP da NBA, Nikola Jokic, classificada no segundo lugar do ranking FIBA.
O 42.º Campeonato da Europa está dividido entre quatro países, cada um com um grupo, sendo que o Grupo A é disputado em Riga, Letónia, o Grupo B em Tampere, Finlândia, o Grupo C em Limassol, Chipre, e o Grupo D em Katowice, Polónia.
O FIBA EuroBasket 2025 começa com a fase de grupos disputada de 27 de agosto a 5 de setembro, antes da fase final ser realizada exclusivamente na capital da Letónia, Riga, de 6 a 14 de setembro.
O sorteio foi realizado com a ajuda de duas lendas da modalidade, o espanhol Rudy Fernández, quatro vezes campeão europeu, e o grego Nikos Zisis, que venceu a competição em 2005.
A formação das quinas, que está pela quarta vez numa fase final, repetindo 1951, 2007 e 2011, vai ficar sediada em Riga, na Letónia, e estreia-se em 27 de agosto, frente aos checos.
Depois, os comandados de Mário Gomes defrontam consecutivamente os sérvios (29 de agosto), os turcos (30 de agosto), os letões (01 de setembro) e os estónios (03 de setembro).
Para conseguir o apuramento para os oitavos de final, que se realizam em Riga, como toda a fase a eliminar, Portugal vai ter de ficar num dos primeiros quatro lugares.
A União Soviética, com 14 títulos, é a seleção que lidera o ranking de vitórias em Europeus, seguida da Jugoslávia, com oito, e da Espanha, que conta com quatro e é a detentora do cetro, face ao triunfo de 2022, na final diante de França (88-76).
A seleção lusa conta três participações na fase final, tendo sido 15.ª, entre 18 equipas, em 1951, em França, edição que jogou por convite, nona, entre 16, em 2007, em Espanha, e 21.ª, entre 24, com o pleno de cinco derrotas, em 2011, na Lituânia.
Portugal qualificou-se para o Eurobasket 2025 ao vencer o Grupo F da segunda ronda de pré-qualificação, à frente de Bulgária, Roménia e Chipre, e ser terceiro no Grupo A da fase de qualificação, atrás de Israel e Eslovénia e à frente da Ucrânia.
Veja abaixo todos os grupos:
Grupo A: Portugal, Letónia, Estónia, Turquia, República Checa e Sérvia.
Grupo B: Finlândia, Lituânia, Suécia, Grã-Bretanha, Montenegro e Alemanha (campeã mundial).
Grupo C: Chipre, Grécia, Bósnia-Herzegovina, Geórgia, Itália e Espanha (campeã europeia).
Grupo D: Polónia, Islândia, Bélgica, Israel, Eslovénia e França.