Reveja aqui as principais incidências da partida
A seleção nacional de basquetebol alemã teve alguns problemas com a Finlândia no início. As diferenças físicas levaram a numerosos cestos fáceis devido à mudança de defesa. Debaixo do cesto, os grandes viram-se várias vezes em duelos diretos com Dennis Schröder e os outros guardas alemães.
O primeiro grande momento de choque aconteceu pouco depois: durante um ataque finlandês, Isaac Bonga caiu de lado no joelho de Dennis Schröder. No entanto, após uma breve hesitação, o jogador de 31 anos levantou-se de novo e fez imediatamente sinal à linha lateral de que estava tudo bem e que podia continuar a jogar. Imediatamente a seguir, foi o mesmo Schröder que virou a maré no primeiro quarto com dois roubos de bola em contra-ataques rápidos.
A Alemanha entrou então no seu ritmo, tanto ofensiva como defensivamente, e produziu uma impressionante sequência de 15-1 para dar aos alemães uma vantagem de sete pontos aos 26-19.
Os alemães continuaram esta corrida no segundo período e deixaram os seus adversários desesperados. O plano finlandês de parar as oportunidades de contra-ataque rápido da Alemanha com faltas não funcionou e a equipa de Alan Ibrahimagic já estava em vantagem em menos de três minutos. Lauri Markkanen e companhia conseguiram apenas quatro pontos até meio do segundo período.
A equipa alemã foi então para os balneários com uma vantagem de 61-47. Franz Wagner (20 pontos) e Dennis Schröder (8 assistências) foram, mais uma vez, os principais responsáveis pelo ataque.
A Finlândia nunca desistiu
A equipa finlandesa saiu do balneário animada com cinco pontos rápidos. No entanto, um lançamento de três pontos seguido de um desarme de lançamento de Isaac Bonga fez com que a situação se voltasse a alterar a favor dos alemães. Depois de a desvantagem ter baixado brevemente para nove pontos, não demorou muito para que Dennis Schröder, cujo lançamento de três pontos hoje foi muito melhor do que da última vez, entre outros, voltasse a reduzir a diferença para quase 20 pontos.
Apoiada pelos fervorosos adeptos em Riga, a equipa de Lassi Tuovi nunca desistiu e recuperou no final do terceiro período. As duas equipas estavam separadas por apenas oito pontos no início do último quarto.
Defesa forte decide o jogo
Daniel Theis marcou os primeiros pontos do último período após um ressalto ofensivo. A defesa da Alemanha brilhou nos minutos seguintes. Franz Wagner e os seus colegas marcaram várias vezes cestos fáceis depois de pararem o jogo e, assim, nunca permitiram que os seus adversários voltassem a entrar no jogo. No lado ofensivo, a defesa finlandesa fez com que o jogo da Alemanha estagnasse várias vezes.
No final, foi um triplo de Andi Obst, aos cinco minutos do último período, que deu o impulso ofensivo decisivo. Nesta altura, a vantagem já era novamente de 15 pontos. A Alemanha não permitiu que essa vantagem fosse tirada.
Com 26 pontos e 12 assistências, Dennis Schröder foi mais uma vez o homem em destaque na equipa alemã. Após o apito final, as equipas estavam nos braços uma da outra, emocionadas. Os actuais campeões do mundo vão agora defrontar a Grécia ou a Turquia na final. A segunda meia-final também terá lugar na sexta-feira à noite, a partir das 18:30. A final será disputada no domingo, às 19:00