A Alemanha vai defrontar a frágil Grã-Bretanha na segunda-feira, e tudo o que não seja uma vitória seria uma sensação. No final da fase de grupos, na quarta-feira, contra a anfitriã Finlândia, com o jogador da NBA Lauri Markkanen (Utah Jazz), que tem sido brilhante até agora, deverá ser um pouco mais complicado, mas mesmo assim os papéis estão claramente distribuídos. Se os alemães terminarem em primeiro lugar, é provável que evitem a Sérvia e a Turquia, candidatas a medalhas, bem como a anfitriã Letónia, do grupo A, nos oitavos de final.
Reveja aqui as principais incidências da partida
Os alemães venceram Montenegro (106-76) e Suécia (105-83) no início do torneio sem o treinador nacional Àlex Mumbrú, que ainda está doente, mas isso não significou "nada" em relação à Lituânia, enfatizou Schröder antes do reencontro com a nação báltica, igualmente invicta, contra a qual conquistaram uma dura vitória no Campeonato Europeu de 2022 em casa (109-107)
Os campeões do mundo foram vaiados pelos muitos adeptos lituanos presentes no Tampere Deck Arena durante a apresentação da equipa, mas isso não teve qualquer efeito. Os alemães marcaram um excelente resultado, começaram bem como contra a Suécia (10-2 aos 3 minutos).
O jogo desenvolveu-se em grande estilo, com os lituanos a marcarem também com sucesso - especialmente da linha dos três pontos. A equipa alemã conseguiu ganhar vantagem graças a uma forte sequência no final do primeiro período. Maodo Lo, que no futuro jogará no Zalgiris Kaunas da Lituânia, marcou os últimos pontos com um cesto de três pontos (32-20).
Uma sequência de 18-3 fez com que o resultado fosse de 36-21 (11-00), a equipa alemã correu bem com a bola e utilizou as muitas opções de ataque. Ainda não tinham sido jogados 16 minutos (!) quando se atingiu a marca dos 50 pontos. No entanto, os lituanos, liderados pelo forte Rokas Jokubaitis, recém-contratado pelo campeão Bayern de Munique, não se deixaram abater e reduziram a desvantagem antes do intervalo. "É um jogo muito intenso, ambas as equipas querem correr e isso reflecte-se no resultado", disse Johannes Thiemann no MagentaSport.
Ibrahimagic pediu um jogo rápido antes do intervalo, e os jogadores cumpriram - Franz Wagner, em particular, saiu do intervalo com força. Os favoritos anularam uma sequência de 10-0 dos lituanos para fazer 70-79 no 29.º minuto, recuperaram novamente no último período e quebraram a barreira dos 100 pontos pela terceira vez. Schröder (26 pontos) brilhou como melhor marcador contra os lituanos, que sofreram a sua primeira derrota no torneio. Wagner (24) e Daniel Theis (23) também foram decisivos no ataque.
O selecionador nacional Àlex Mumbrú poderá regressar à equipa na fase final em Riga. O espanhol continua hospitalizado devido a um problema abdominal agudo e foi substituído contra a Lituânia pelo treinador adjunto Ibrahimagic.