Turquia 83-88 Alemanha
É também o terceiro título para a geração de ouro liderada por Schröder. A única outra vez que a equipa saiu de mãos vazias foi nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.
Tal como no Campeonato do Mundo de 2023, a equipa alemã conquistou o título com nove vitórias em nove jogos, entrando num círculo restrito. Até então, apenas a União Soviética, a Jugoslávia e a Espanha tinham sido campeãs do mundo e da Europa ao mesmo tempo. Por exemplo, o selecionador nacional Àlex Mumbrú, que foi substituído no EuroBasket pelo adjunto Alan Ibrahimagic devido a doença, tinha ganho o ouro no Campeonato do Mundo com os espanhóis em 2006 e o ouro no Campeonato da Europa em 2009.
Isaac Bonga (20 pontos) foi o melhor marcador da Alemanha no confronto entre as duas únicas equipas invictas do torneio. Do lado turco, que conquistou a sua terceira medalha num grande torneio, depois de ter ganho a prata no Campeonato do Mundo de 2010 e no Campeonato da Europa de 2001, Alperen Sengün (28) esteve praticamente imparável na capital da Letónia.
Em Riga, onde os adeptos turcos estavam claramente em maioria, a equipa alemã começou mal a partida contra um adversário bem desperto (2-13 aos 3 minutos). A equipa encontrou rapidamente uma resposta, embora Schröder tenha estado em baixo de forma até ao intervalo. O extremo cerrou os dentes na defesa e esteve mais de 15 minutos sem fazer um único remate de campo.
Franz Wagner assumiu o comando do ataque e esteve praticamente imparável, enquanto Tristan da Silva também marcou muito. No entanto, o jogador-chave Alperen Sengün, a "cabeça da serpente" (Schröder), entrou cada vez melhor no jogo para os turcos e dominou antes de ir para os balneários.
Schröder quebrou o feitiço com um triplo pouco depois do recomeço, o duelo de alto nível perante 11.000 espectadores estava completamente aberto e o resultado era de 66-67 do ponto de vista da Alemanha antes dos dez minutos finais. Schröder começou por fazer 84-83 (39'), depois 86-83 a 18,7 segundos do fim e 88:83 da linha de lance livre. A Turquia não teve resposta e o júbilo não tinha limites. Na segunda-feira, a equipa será recebida em Frankfurt am Main - tal como aconteceu após o triunfo no Campeonato do Mundo.