Mais

Eurobasket: Declarações dos protagonistas após o Turquia-Alemanha (83-88)

A festa dos jogadores da Alemanha, novos campeões da Europa de basquetebol
A festa dos jogadores da Alemanha, novos campeões da Europa de basquetebolGints Ivuskans / AFP
Declarações no final do encontro Turquia - Alemanha (83-88), da final da 42.ª edição do Campeonato da Europa de basquetebol, disputada na Xiaomi Arena, em Riga, na Letónia.

Recorde as incidências da partida

Alen Ibrahimagic (selecionador adjunto da Alemanha):

"Foi um jogo muito duro. Estivemos 24 minutos em desvantagem e sempre que recuperávamos, a Turquia tinha uma resposta e marcava. Mas, lutámos sempre.

É uma qualidade desta equipa, como tínhamos dito todo o verão e o ano passado. É uma equipa com um talento inacreditável, mas também com grandes pessoas, grande caráter, grande capacidade lutadora, que nunca desistem.

Nunca entrámos em pânico, nem ficámos nervosos, pois sabíamos que tínhamos o nosso capitão (Dennis Schröder), que tínhamos (Franz) Wagner, que tínhamos (Isaac) Bonga, que quem quer que puséssemos em campo iria tomar boas decisões. O Daniel (Theis) marcou o seu único lançamento numa altura decisiva, o que demonstra a qualidade da nossa equipa.

O Bonga fez um grande jogo. Marcou 20 pontos, ressaltos ofensivos. E a sua defesa foi do melhor neste Eurobasket”.

Dennis Schröder (capitão da Alemanha, eleito o MVP do Europeu):

"É incrível, o trajeto que tivemos, com nove vitórias e nenhuma derrota, repetindo o que tínhamos conseguido há dois anos no Mundial.

A Turquia fez um jogo enorme. Sengün, Larkin, todos aqueles jogadores, Cedi com grandes ‘triplos’, mas, como disse o nosso treinador, nós nunca nos vamos abaixo nos grandes momentos. Não sou só eu, é toda a equipa. Temos confiança.

O Bonga fez quatro em quatro nos ‘triplos’ e empatou o jogo a 79 com um grande ‘afundanço’. O Obst marcou também um ‘triplo’ importante quando perdíamos por cinco. O Daniel Theis também marcou um ‘triplo’ importante no fim. Grandes jogadas, de jogadores de grande caráter.

Estou muito orgulhoso de cada um deles, porque, nos momentos altos ou baixos, lutamos sempre juntos, como equipa. Vencer o Mundial e ser agora campeão europeu é espetacular”.

Ergin Ataman (selecionador da Turquia):

"Nestas três semanas em Riga, neste Eurobasket, falei muito nas conferências de imprensa, sempre. Hoje, não tenho nada para dizer, porque estamos muito tristes por termos perdido um jogo que tínhamos controlado, que estava nas nossas mãos.

Só podemos queixar-nos de nós próprios, pelo que queria dar os parabéns à Alemanha por ter conquistado o Europeu.

O que podemos levar para o futuro? Não consigo ver coisas positivas quando perco. Hoje não é dia para falar de coisas positivas, talvez amanhã ou depois de amanhã possa fazer uma análise do torneio. Nada positivo neste momento”.

Cedi Osman (jogador da Turquia):

"A Alemanha fez um grande torneio. Foi um bom jogo, que as duas equipas podiam ter vencido. Penso que estávamos a controlar o jogo, mas perdemos o controlo nos últimos dois minutos.

No geral, estou orgulhoso da equipa, dos treinadores, de todos, e espero que todos tenham gostado da nossa prestação. Estamos tristes.

Todos queríamos vencer este jogo e levar o troféu para a Turquia, mas não aconteceu. Temos de levantar a cabeça e voltar mais fortes, isso é certo”.