Mais

Eurobasket: Eslovénia de Doncic resiste e deixa Itália pelo caminho (77-84)

Doncic lança ao cesto perante Diouf, Fontecchio e Spagnolo
Doncic lança ao cesto perante Diouf, Fontecchio e SpagnoloESRA BILGIN / ANADOLU / Anadolu via AFP
A "Azzurra", este domingo de branco, esteve a reboque de uma Eslovénia liderada por um descomunal Doncic até ao último quarto. Aí, Gallinari e Fontecchio puxaram pela equipa e colocaram-na a um ponto depois de estar a perder por 17. No entanto, os balcânicos foram mais certeiros nos momentos decisivos e acabaram por seguir em frente.

Recorde as incidências da partida

A Itália, que no último EuroBasket eliminou a Sérvia nos oitavos de final e caiu frente à França nos quartos depois de ter estado muito perto da vitória, deparou-se com um extraordinário Luka Doncic no primeiro quarto.

O base esloveno fechou o primeiro quarto com 22 pontos (três triplos, quatro cestos de dois e cinco lances livres) deixando o marcador em contundentes 11-29 para os ex-jugoslavos.

No segundo, a Itália reduziu distâncias com um Fontecchio inspirado. Da linha dos 6,75, marcou três triplos e foi para o intervalo com 13 pontos. O jogador dos Miami Heat foi bem acompanhado no tiro exterior por Spissu e Pajola. A Azzurra foi para o intervalo a 10 pontos graças a uma maior eficácia no lançamento e a uma maior intensidade defensiva. Mas na Eslovénia, Doncic, que teve de ir por instantes ao balneário, continuava a somar. 30 pontos antes do intervalo.

Omic e Prepelic impulsionam a Eslovénia

No terceiro quarto, a Eslovénia tentou fugir no marcador, mas a Itália, com triplos de Melli e Fontecchio, colocou-se a nove. No entanto, o poderio de Alen Omic na área pintada devolveu a diferença de +15 para os de Aleksander Sekulic. Gallinari com um triplo, após o qual não converteu o lance livre, Prepelic da linha dos 6,75, Niang marcando um dos dois lances livres e um triplo de Nikolic deixaram o marcador em 56-73 antes do último quarto, muito favorável aos eslovenos.

Itália sonha mas fica a centímetros

No último quarto, a Itália arrancou com um parcial de 9-2 para se colocar a 10 e entrar no duelo. Um veterano como Danilo Gallinari assumiu o comando da sua equipa e outro "clássico", como Nico Melli, acompanhou-o, colocando os italianos a seis (72-78) com um parcial de 16-6.

A Itália continuou a reduzir a diferença e um lance livre de Gallinari e dois de Niang deixaram o jogo em aberto. 75-78 a 3:34. Prepelic teve dois lances livres e não acertou nenhum e Fontecchio colocou a Itália a um ponto.

Doncic, com dois lances livres, voltou a colocar a Eslovénia três à frente e os seus defenderam bem o ataque transalpino seguinte, em que Melli ficou sem tempo.

Fontecchio não conseguiu marcar num ataque posterior e Doncic converteu os seus dois lances livres. A vitória já não escapou à Eslovénia, que vai defrontar a Alemanha nos quartos de final.

Luka terminou o jogo com 42 pontos e 10 ressaltos. Na Itália, os melhores foram Simone Fontecchio com 22 pontos, Saliou Niang com 12+6 e Gallinari com 10.

Estatísticas do encontro
Estatísticas do encontroFlashscore