Recorde as incidências da partida
A equipa de Vassilis Spanoulis derrotou uma Finlândia que foi a revelação do torneio e atingiu o seu melhor nível de sempre com um quarto lugar. O jogo foi controlado pelos gregos desde o início, mas os nórdicos quase forçaram o prolongamento nos segundos finais.
Giannis Antetokounmpo conquistou a sua primeira medalha com a seleção grega. Embora tivesse preferido uma cor diferente, a pesada derrota para a Turquia nas meias-finais obrigou-o a lutar pelo bronze em Riga.
A equipa grega encarou o jogo com seriedade desde o início. Os dois primeiros quartos (24-15 e 24-19) deram-lhes uma vantagem de 14 pontos ao intervalo (48-34).
A Grécia assumiu a liderança graças aos lançamentos de três pontos de Dorsey, Kalaitzakis e Toliopoulos no final do primeiro quarto. No segundo quarto, apesar do despertar nórdico com Miikka Muurinen e algumas jogadas espectaculares, Giannis venceu Markkanen no duelo das estrelas. O jogador dos Milwaukee Bucks chegou ao intervalo com 16 pontos.
Na segunda parte, a Finlândia voltou a entrar no jogo com 6,75 pontos de Jantunen, Grandison e Markanen. Mas na Grécia, Dorsey e Toliopoulos responderam em grande e a vantagem manteve-se em +10.
Grécia sofreu, mas resistiu ao ataque finlandês
No último quarto, a Grécia pegou no jogo e jogou confortavelmente. O sucesso de Mitoglou no exterior e a potência de Giannis Antetokounmpo fizeram a diferença. Um cesto de três pontos de Dorsey, a 4:31 do fim, tornou a diferença intransponível para os finlandeses (81-64).
Mas, para surpresa de todos, a Finlândia voltou a ficar a quatro pontos a 54 segundos do fim, graças a um cesto de três pontos de Nkamhoua (86-82). Giannis voltou a assumir a liderança, mas os escandinavos não desistiram, graças a um lançamento de três pontos de Markkanen e a dois lances livres de Little. Sloukas marcou um dos seus dois lances livres e Valtonen sofreu uma falta de Papanikolau após um lançamento de três pontos. Tinha três remates para empatar e fez dois. O ressalto foi para a Grécia e Anteto encontrou-se na linha dos 4,60 metros, onde marcou os seus dois lançamentos.
Giannis Antetokounmpo terminou o jogo com 30 pontos, 17 ressaltos e 43 assistências.
A Grécia ganha o bronze e a geração de Antetokounmpo consegue o seu primeiro lugar no pódio. É a sétima medalha na história da seleção grega, depois da medalha de prata no Campeonato do Mundo de 2006 e das cinco medalhas anteriores no Eurobasket: duas de ouro (1987 e 2005), uma de prata (1989) e duas de bronze (1949 e 2009).
