Mais

Eurobasket: Israel surpreende e derrota a França (82-69)

Mam Jaiteh contra Deni Avdija
Mam Jaiteh contra Deni AvdijaSergei GAPON / AFP
Num jogo armadilhado, os Bleus nunca conseguiram sair da letargia, sem ideias ofensivas, e perderam com Israel após um último quarto desastroso. A equipa hebraica venceu merecidamente, graças à liderança de Deni Avdija.

Recorde as incidências da partida

Depois de passar o primeiro teste do Eurobasket contra a Eslovénia, a seleção francesa defrontou Israel no terceiro dia da fase de grupos. A equipa de Ariel Beit-Halahmy conseguiu recuperar após uma derrota no último minuto com a Polónia e está agora na luta para fazer algo de grande nos oitavos de final. Na jornada inaugural, derrotou a Islândia.

Os franceses não contaram com Alexandre Sarr, que foi afastado por lesão. Num jogo entre duas equipas que tinham jogado no dia anterior, as pernas estavam pesadas no início do jogo. Com uma pontaria fraca e pouco ritmo, Freddy Fauthoux recorreu rapidamente ao seu banco. Foi Zaccharie Risacher quem abriu a primeira brecha, o número 1 do draft de 2024 marcou rapidamente oito pontos. Mas Israel manteve-se firme e perdeu por apenas cinco pontos no final do primeiro quarto (22-17).

Os Bleus tiveram dificuldades em manter a consistência, o que se refletiu numa série de ataques dos israelitas que os colocaram em vantagem. Os franceses foram obrigados a travar uma espécie de batalha campal, sem golpes, mas com uma certa dureza que lhes custou muitas faltas. A palavra que melhor se aplica a este jogo, que ainda não tinha terminado ao intervalo (36-36).

E as coisas não melhoraram depois do intervalo. A França manteve-se lenta, os jogadores israelitas continuavam a acertar no alvo e os turnovers não favoreciam os franceses.

11-0 para Israel

Foi nesta altura que Élie Okobo se destacou com três grandes lançamentos seguidos, mas a resposta israelita no início do último quarto foi terrível, sob a forma de um parcial de 11-0!

Este foi o momento decisivo do jogo, pois Israel foi muito superior à França, ganhando a batalha dos ressaltos e ganhando uma vantagem significativa na reta final do jogo, que chegou aos 10 pontos a três minutos do fim. Um grande último quarto (27-13) foi crucial para os hebreus vencerem a França por 82-69. Israel foi liderado por Deni Avdija com 23 pontos, Yam Madar com 17 e Tomer Ginat com 14.

A França continua a ter a possibilidade de se qualificar para os quartos de final do EuroBasket, mas terá de se esforçar muito contra a anfitriã Polónia, na terça-feira à noite. Israel, por sua vez, tem duas vitórias e uma derrota e continua a sonhar com tudo isto.

Este resultado vira de pernas para o ar um grupo que determinará o adversário da Espanha nos oitavos de final. Para além de Israel e França, estão também no grupo a Polónia, a Eslovénia, a Bélgica e a Islândia.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore