Lituânia e Letónia juntaram-se esta segunda-feira às outras seis nações que já tinham garantido vaga para a fase seguinte: Turquia, Sérvia, Alemanha, Finlândia, Grécia e Polónia. Os primeiros, no entanto, perderam uma das grandes apostas e terão de lidar com esse importante obstáculo para alcançar voos mais altos no torneio.
A equipa orientada por Rimas Kurtinaitis venceu a Finlândia, liderada em quadra por Lauri Markkanen (19 pontos, 11 ressaltos e seis assistências), num duelo intenso que foi decidido por um apertado 78-81. Nos 26 minutos em que esteve em quadra antes de se lesionar, o base marcou 16 pontos e esteve perto do duplo-duplo - distribuiu nove assistências.
Espera-se que o base fique afastado das quadras por pelo menos seis meses. "Num futuro próximo, Jokubaitis viajará para Munique, onde continuará o seu tratamento em coordenação com a organização do Bayern de Munique e a Associação Lituana de Basquetebol", informou esta última instituição em comunicado.
"Desejamos força ao Rokas e agradecemos-lhe por ter dado tudo neste verão e durante o EuroBasket", acrescentou a sua seleção. E não é para menos, já que atingiu dois dígitos em pontos em cada uma das partidas disputadas, com uma atuação de destaque frente a Montenegro (21P e 12A).