Mais

Eurobasket: Lituânia vence o dérbi do Báltico e deixa Letónia pelo caminho (88-79)

Atualizado
Azuolas Tubelis frente a Davis Bertans
Azuolas Tubelis frente a Davis BertansESRA BILGIN / ANADOLU / Anadolu via AFP
A Lituânia impôs as suas credenciais e levou de vencida o duelo regional contra uma Letónia que tinha depositado muitas esperanças neste Eurobasket, organizando a fase final na Xiaomi Arena em Riga.

Recorde as incidências do encontro

Os anfitriões vinham de ser a seleção revelação no último Mundial 2023, em que terminaram em quinto lugar, conquistando essa posição precisamente frente ao seu adversário deste sábado.

A Lituânia chegava como segunda, tendo perdido apenas para a campeã do mundo, enquanto os anfitriões tinham cedido frente à Turquia e à Sérvia. Os de Rimas Kurtinaitis começaram com força e conseguiram um parcial de 28-18 no primeiro quarto, que já não largaram no resto da partida.

Porzingis não foi suficiente

A Letónia tentou recuperar com o apoio do seu público, mas não foi possível. O jogo ficou equilibrado, e os de Luca Banchi aguentaram, mas não conseguiram reduzir distâncias até ao último quarto (19-19 no segundo, 19-17 no terceiro favorável aos lituanos e 22-25 no último). A Lituânia já espera adversário nos quartos de final, que sairá do vencedor do duelo entre Grécia e Israel.

Individualmente, destaque na Lituânia para Arnas Velicka com 19 pontos, Azuolas Tubelis com 18+10 e Deividas Sirvydis com 18 pontos. Na Letónia, exibição descomunal de Kristaps Porzingis com 34 pontos e 19 ressaltos que não foi suficiente para dar uma alegria ao público de Riga. Além disso, Rihards Lomazs somou 21 pontos.