Mais

Eurobasket: O Power Ranking as quatro equipas que restam no torneio

A Alemanha, campeã do mundo, está de olho na glória do EuroBasket
A Alemanha, campeã do mundo, está de olho na glória do EuroBasketdiebilderwelt / Alamy / Profimedia
O Eurobasket-2025 chegou finalmente ao momento decisivo, com a fase das meias-finais. Restam quatro países que estão à beira da grande glória, mas quem sairá vencedor?

O Flashscore classifica as hipóteses das quatro equipas finais de reinarem no EuroBasket.

1. Alemanha

A Alemanha é a favorita para ganhar o seu segundo título do EuroBasket
A Alemanha é a favorita para ganhar o seu segundo título do EuroBasketIntime / dpa Picture-Alliance via AFP / Profimedia

A Alemanha é, sem dúvida, a favorita para se tornar campeã europeia. Depois de ter conquistado o seu primeiro Campeonato do Mundo em 2023, após uma surpreendente vitória nas meias-finais sobre os Estados Unidos, a procura agora seguir o exemplo com o segundo título continental. O primeiro e único título foi conquistado em 1993.

O basquetebol germânico tem estado em alta nos últimos anos, com as estrelas da NBA Dennis Schroder e Franz Wagner a encabeçarem uma equipa que se está a tornar a mistura perfeita do trabalho de equipa europeu, bem como da individualidade e habilidade da NBA.

A equipa tem a melhor média de pontos por jogo no torneio (101,9), bem como o segundo maior número de ressaltos (40,4). É uma das duas equipas do Eurobasket com registo imaculado de sete vitórias em sete jogos, e será certamente difícil pará-la.

2. Turquia

A Turquia tem feito uma campanha impecável no EuroBasket
A Turquia tem feito uma campanha impecável no EuroBasketdiebilderwelt / Alamy / Profimedia

A Turquia tem sido, indiscutivelmente, a equipa do Eurobasket até agora, surpreendendo todos com uma campanha fenomenal que também a levou a ser impecável com um registo de sete vitórias em sete jogos.

Ninguém esperava que a equipa turca fosse tão boa, mas liderada pela jovem estrela Alperen Sengun - que tem feito um torneio sensacional - tem vencido todos os adversários, incluindo um emocionante confronto com a Sérvia de Nikola Jokic na fase de grupos.

Com a terceira maior média de pontos por jogo (90,7) e a terceira maior média de assistências (22,6), a equipa tem contado com o capitão Cedi Osman e Shane Larkin para dar um forte apoio a Sengun. A Turquia nunca ganhou o Eurobasket antes; será este o seu ano?

3. Grécia

A Grécia está de olho no seu terceiro título do EuroBasket
A Grécia está de olho no seu terceiro título do EuroBasketTOMS KALNINS / EPA / Profimedia

A Grécia, bicampeã do Eurobasket, não tem sido tão imaculada como as equipas que estão acima dela nesta lista, tendo perdido um único jogo com a Bósnia e Herzegovina na fase de grupos. No entanto, é importante lembrar que o Greek FreakGiannis Antetokounmpo, falhou esse jogo devido a lesão.

Giannis é, de longe, o melhor jogador desta final a quatro e não há ninguém que o possa impedir de causar estragos. No entanto, a Grécia não é uma equipa tão completa como a Alemanha ou a Turquia, e conta com o facto de Giannis ser frequentemente alvo de marcação dupla - ou mesmo tripla - para criar espaços para os companheiros de equipa.

A Grécia tem a sétima melhor média de pontos por jogo neste Eurobasket (86,1), a 15.ª melhor média de ressaltos (36,1) e a 13.ª melhor média de assistências (19,3), o que demonstra as suas deficiências. Depois de não terem conseguido passar dos quartos de final em quatro das últimas cinco edições têm agora pela frente um confronto incrivelmente emocionante nas meias-finais com a rival histórica Turquia. Poderá ser um jogo muito disputado!

4. Finlândia

A Finlândia está pela primeira vez nas meias-finais
A Finlândia está pela primeira vez nas meias-finaisStefanos Kyriazis/ZUMA Press Wire / Shutterstock Editorial / Profimedia

A Finlândia é a grande surpresa do Eurobasket deste ano e é, sem dúvida, o grande outsider. Foi responsável por uma das maiores surpresas da história do torneio, ao eliminar a Sérvia no primeiro jogo da fase a eliminar.

Apesar de Lauri Markkanen ter feito um torneio fabuloso, o fator decisivo para a passagem à meia-final foi o jogo coletivo. Os finlandeses têm o segundo maior número de assistências por jogo no Eurobasket (23,3), tendo apenas a Sérvia, já eliminada, à sua frente.

A melhor classificação de sempre da Finlândia neste torneio foi o sexto lugar, em 1967, pelo que já garantiram um registo histórico para a nação, independentemente do que acontecer. Os finlandeses serão grandes outsiders contra a Alemanha, mas já provaram que adoram quando as probabilidades estão contra eles.

Siga o EuroBasket 2025 em direto com o Flashscore!