Mais

Eurobasket: Portugal pronto para "jogo mais importante de todos", diz Diogo Brito

Diogo Brito, extremo da Seleção Nacional
Diogo Brito, extremo da Seleção NacionalFederação Portuguesa de Basquetebol

O extremo Diogo Brito afirmou esta segunda-feira que o jogo de quarta-feira com a República Checa, que marca a estreia de Portugal no Campeonato da Europa de basquetebol de 2025, em Riga, “é o mais importante de todos”.

Em declarações à agência Lusa, depois do primeiro treino da formação das ‘quinas’ na Xiomani Arena, em Riga, o jogador que em 2025/26 vai representar os espanhóis do Monbus Obradoiro reconheceu que é determinante começar bem.

Eu acho que este jogo é o mais importante de todos, não só porque é o próximo, mas também porque é um rival direto na nossa ambição de passar a fase de grupos. São seis equipas, passam quatro, e se nós quisermos passar, o jogo com a República Checa é chave para conseguir esse objetivo”, frisou Diogo Brito.

Num agrupamento ainda com Sérvia, Turquia, Letónia e Estónia, o extremo luso, que conta 45 jogos na seleção principal, ao serviço da qual se estreou em 18 de fevereiro de 2021, garante que Portugal está preparado para um bom arranque.

A seleção está com muita energia, muita vontade de começar. Foi uma caminhada longa e agora, neste verão, foi uma preparação muito longa para chegar aqui e para começar na quarta-feira, que é o que mais ansiamos”, explicou.

Faltam dois dias para a estreia, no que será o primeiro jogo de Portugal numa fase final do Europeu desde 2011, edição em que a equipa das quinas perdeu os cinco jogos disputados.

Agora, é uma questão de estar no dia com a mentalidade necessária e correta para enfrentar o jogo com a República Checa, mas não tenho dúvidas de que estamos preparados e não podíamos estar mais unidos e com mais vontade de jogar este Eurobasket", frisou à Lusa o jogador de 28 anos, natural da Póvoa de Varzim.

Os checos já foram analisados, e Diogo Brito não espera facilidades, pois trata-se de uma equipa que “joga com muita intensidade, tanto na defesa como no ataque”, e também “muito rápido, muito em transição”.

Vamos ter de ser capazes de parar esse jogo em transição”, explicou, adiantando ainda que os checos “procuram mover muito a bola para lançar dos três pontos”, pelo que, individualmente, os jogadores lusos não podem ser “ultrapassados” e permitir “lançamentos fáceis”.

Para o extremo, será preciso evitar os ‘tiros’ de longa distância: “Sabemos que é o que eles procuram, lançamentos de três pontos, mover a bola para lançar dos três pontos. Têm bons lançadores, lançam com boa eficácia. Por isso, vamos ter de estar muito sólidos a nível defensivo, porque a nível ofensivo, penso que vamos ter as armas necessárias para bater a defesa deles”.

No que respeita ao ataque, Diogo Brito é uma das grandes 'armas' lusas, como mostrou nos últimos jogos, mas não sente a “responsabilidade” de ter de marcar pontos.

É algo que aparece naturalmente. Quando o jogo está a fluir e eu me encontro em situações de marcar pontos, gosto de corresponder, de estar pronto para o fazer, mas acho que o mais importante mesmo é jogar bem em equipa, em coletivo, para encontrar o melhor lançamento”, explicou.

Segundo o jogador de 1,98 metros, não é importante se é ele, Travante Williams, Neemias Queta ou “quem quer que seja” a marcar os pontos: “O importante é jogar coletivos, mexer bem a bola, e encontrar os lançamentos mais eficazes”.

O encontro com a República Checa, a contar para a primeira jornada do Grupo A do Eurobasket2025, realiza-se na quarta-feira, a partir das 14:45 locais (12:45 em Lisboa).

Depois, os comandados de Mário Gomes defrontam a Sérvia (sexta-feira), a Turquia (sábado), a coanfitriã Letónia (01 de setembro) e a Estónia (03 de setembro), precisando de ficar num dos quatro primeiros lugares para seguir para os ‘oitavos’.

A fase final do Europeu de 2025, que será a 42.ª edição do evento, realiza-se em Riga (Letónia), Limassol (Chipre), Tampere (Finlândia) e Katowice (Polónia), entre 27 de agosto e 14 de setembro.

Siga o República Checa - Portugal no Flashscore