Mais

Eurobasket: Racismo contra Dennis Schröder (Alemanha) passa para as redes socais

Dennis Schröder antes do jogo com a Lituânia
Dennis Schröder antes do jogo com a LituâniaČTK / imago sportfotodienst / Alexander Trienitz
Na sequência dos ataques racistas contra o capitão da seleção nacional, Dennis Schröder, a sua mulher, Ellen, pronunciou-se e publicou os comentários de ódio nas redes sociais. "Infelizmente, essa hostilidade é omnipresente, especialmente quando se está sob os olhares do público", escreveu no Instagram, sob uma captura de ecrã que mostra os insultos.

Schröder, profissional da NBA, foi insultado racialmente por um adepto no sábado, durante o jogo da fase de grupos do Campeonato da Europa de basquetebol em Tampere, Finlândia, contra a Lituânia (107-88). A pessoa foi identificada pelas imagens das câmaras de segurança e será proibida de entrar no recinto durante o resto dos jogos do torneio. "Podem insultar-me, mas barulhos de macaco são uma coisa que não respeito e não aceito", disse Dennis Schröder no MagentaSport.

A FIBA Europa transmitiu todas as gravações e informações às autoridades policiais locais, que continuam a investigar o caso. A organização vai também entrar em contacto com a delegação lituana"para a informar da situação e apoiar os esforços para evitar incidentes semelhantes em futuros jogos".

A FIBA condena "com a maior veemência possível o discurso de ódio, o comportamento discriminatório e os comentários racistas sob qualquer forma", refere o comunicado.