Recorde aqui as incidências do encontro
A Suécia só tinha chegado aos oitavos de final pela primeira vez graças à surpreendente vitória da Grã-Bretanha sobre Montenegro, o que fez com que os blagult avançassem em quarto lugar por diferença de pontos.
A Turquia, por sua vez, terminou na liderança do Grupo A com cinco vitórias em cinco jogos, incluindo sobre a Sérvia, medalhista olímpica de prata, e teve a vantagem adicional de não precisar sair da sua base em Riga, enquanto a Suécia viajou de Tampere, na Finlândia.
Mas o tom para uma potencial surpresa foi dado logo de início, com a Suécia a abrir com um parcial de 0-6 e depois 3-9 nos primeiros minutos, com Ludvig Hakanson a não perder tempo e a marcar cinco desses pontos. Apesar de a Turquia ter empatado (11-11), os suecos nunca estiveram em desvantagem nos primeiros 10 minutos, com Melwin Pantzar e Pelle Larsson a contribuírem para aumentar a diferença para seis pontos, a 15-21, antes de terminarem o primeiro período a vencer por 20-23.
O sonho de uma surpresa parecia estar a desvanecer-se para os homens de Mikko Riipinen no início do segundo quarto, quando a Turquia empatou novamente a 28-28, com Alperen Sengun e Sehmus Hazer a crescerem no jogo. Mas três pontos de Pantzar colocaram a Suécia a caminho de um parcial de 4-11, que culminou com o lançamento de Simon Birgander a dar-lhes a maior vantagem do jogo, 32-39. A possibilidade de surpresa parecia real ao intervalo, com um triplo de Denzell Andersson a deixar o resultado em 37-42.
No início da segunda parte, os turcos reencontraram a forma das duas últimas semanas: Ercan Osmani marcou sete pontos e a Turquia entrou numa incrível sequência de 14-0 que virou o jogo, transformando uma desvantagem de sete pontos numa vantagem de sete pontos, 51-44.
Adam Ramstedt acabou por pôr fim à sequência, mas a equipa de Ergin Ataman não abrandou, e o layup de Adem Bona colocou a equipa a vencer por 61-50 a pouco mais de um minuto do fim do terceiro período. Hakanson e Viktor Gaddefors reduziram a diferença para 63-55, a 10 minutos do fim.
A Turquia fazia o suficiente para manter os suecos à distância nas primeiras posses do último quarto, antes de uma uma excelente recuperação no final - culminada por um triplo de Hakanson, a Suécia fez um parcial de 0-8 para transformar um 69-61 em 69-69, a 06:12 do fim.
Mas, crucialmente, não conseguiram o cesto da liderança e Sengun acrescentou dois pontos para fazer 82-76 no último minuto. A Turquia fez o suficiente para garantir um lugar nos quartos de final, com uma vitória por 85-79.
Sengun, dos Houston Rockets, foi o melhor marcador com 24 pontos, liderou o jogo em ressaltos com 16 e partilhou o topo da lista de assistências com Pantzar, ambos com seis. Os 16 pontos de Hakanson foram o melhor da Suécia, enquanto Larsson e Gaddefors conseguiram 15, mais um do que Simon Birgander, que obteve 13 ressaltos.