Recorde as incidências da partida
Numa mensagem publicada no site X, a FFBB e a seleção francesa "oferecem todo o seu apoio" ao jogador, ao mesmo tempo que lamentam "comentários intoleráveis que vão contra todos os valores promovidos pelo basquetebol".
Sylvain Francisco foi o homem do jogo na vitória de sábado sobre a Eslovénia por 103-95, marcando 32 pontos (7 ressaltos, 5 assistências) contra a equipa de Luka Doncic.
No entanto, o final do jogo ficou marcado por uma confusão e um longo intervalo.
Francisco tinha acabado de apertar a mão a Luka Doncic, pronto a deixar escapar os últimos segundos do jogo, mas acabou por decidir ir ao cesto uma última vez para marcar os dois últimos pontos da França.
Um gesto de que o francês se arrependeu imediatamente: "Há uma coisa de que me arrependo, que foi apertar a mão ao Luka e depois fazer um passe duplo, devia ter-lhe dito (a ele) 'Não, defende, vou atacar por precaução'. Na minha cabeça, estava a pensar na média de golos."
Foi um esforço de última hora que não caiu bem aos eslovenos, mas que, sobretudo, deu origem a uma série de comentários racistas nas redes sociais.
No sábado à noite, para além de insultos, foram colocados emojis e imagens de macacos por baixo das publicações do jogador no Instagram.
Esta não é a primeira vez que tais atos são condenados durante este Eurobasket. No sábado, a Federação Internacional (FIBA) lamentou os gritos racistas dirigidos ao jogador alemão Dennis Schröder durante o jogo contra a Lituânia. Segundo a FIBA, o autor foi identificado e proibido de participar em mais jogos da competição.