Mais

Eurobasket feminino: Portugal ainda sonhou mas perdeu com a Sérvia (51-77)

Seleção Nacional ainda sonhou durante o segundo período
Seleção Nacional ainda sonhou durante o segundo períodoFederação Portuguesa de Basquetebol

A seleção nacional feminina de basquetebol começou este sábado, na Sérvia, o apuramento para o Eurobasket-2027. Portugal ainda sonhou com um bom resultado durante o segundo período, quando chegou a ter apenas 3 pontos de desvantagem, mas a superioridade da Sérvia acabou por vir ao de cima. Terça-feira Portugal recebe a Islândia, em desafio da segunda jornada.

Recorde aqui as incidências do encontro

Depois de ter estado pela primeira vez na fase final do Eurobasket, em junho, na República Checa, Portugal tem o objetivo de estar presente na mesma competição, em 2027. O primeiro jogo de qualificação não se adivinhava nada fácil, diante da experiente Sérvia

Devido à grande desigualdade em termos de altura, Portugal teria de estar em bom plano no jogo exterior e nas jogadas de um para um. E Carolina Rodrigues, base de 27 anos que atua no  KSC Szekszárd, da Hungria, até começou em grande plano, ao conseguir dois triplos nos seus dois primeiros lançamentos. No entanto, as jogadoras nacionais pareciam acusar algum nervosismo, perdendo muitas bolas e tendo chegado às quatro faltas logo aos 5 minutos, quando já perdiam por 7 pontos (6-13).

A Sérvia começou a distanciar-se no marcador, aproveitando alguns erros defensivos e a falta de pontaria no lançamento das jogadoras portuguesas. No final do primeiro período a formação da casa já vencia por 23-12. 

No entanto, se as sérvias pensavam que o jogo iria ser um passeio, estavam enganadas, pois as comandadas de Ricardo Vasconcelos reagiram em grande estilo no segundo período, altura em que a diferença chegou a ser de apenas 3 pontos. Destaque para o excelente aproveitamento luso no lançamento de 3 pontos (44 por cento), contra os 27 por cento sérvios. E sempre com Carolina Rodrigues a destacar-se,  com 11 pontos somados ao intervalo. No final do segundo período a Sérvia vencia por 36-31 e tudo estava em aberto.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloFlashscore

Não foi boa a entrada da seleção nacional no terceiro período, fase em que a equipa tentou apostar mais no jogo interior. As perdas de bola sucediam-se, fazendo lembrar os primeiros minutos do encontro, com as sérvias a ganharem uma vantagem de 13 pontos. E teria mesmo de ser através de um bom jogo exterior que Portugal poderia reequilibrar as operações, como veio a acontecer, desta vez com Márcia Costa e Lavinia da Silva no papel principal. 

A Sérvia sentia dificuldades quando Portugal conseguia defender mais alto, pressionando com acerto a base adversária. A diferença no marcador chegou a ser de apenas 7 pontos, mas sempre que a equipa lusa tentava chegar mais perto, as visitadas logo ganhavam maior vantagem. No final do terceiro período o marcador assinalava 52-43.

O último período começou com Sofia Silva a concluir com sucesso excelente jogada coletiva, dando alguma esperança às jogadoras portuguesas. No entanto, a Sérvia aproveitou o seu excelente contra-ataque em duas ocasiões e disparou para 58-45. Portugal descontrolou-se nos últimos minutos e o resultado final cifrou-se em 77-51.

Estatísticas finais
Estatísticas finaisFlashscore

Portugal recebe a Islândia na próxima terça-feira, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no Barreiro (19:00), em partida da segunda jornada da fase de qualificação.

Poderá seguir aqui as incidências do Portugal-Islândia