Mais

Flashback: Quando Luka Dončić marcou 47 pontos contra a França no EuroBasket-2022

Luka Dončić esteve imparável contra a França
Luka Dončić esteve imparável contra a FrançaAlexander Scheuber / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP / Flashscore

Está na hora do reencontro entre a França e a Eslovénia. Há três anos, na última edição do EuroBasket, um certo Luka Dončić atingiu novos patamares ao marcar 47 pontos, patamares raramente atingidos no basquetebol europeu.

Siga o França - Eslovénia no Flashscore

Foi uma das surpresas do primeiro dia da fase de grupos do EuroBasket-2025: como uma das favoritas ao título, a Eslovénia caiu logo de cara. Contra a Polónia, anfitriã dos jogos do Grupo D, os eslovenos perderam por 105-95, num ambiente indescritível.

Isto apesar de mais uma prestação de 4 estrelas de Luka Dončić. O génio esloveno enviou 34 pontos e nove assistências, com um monstruoso 17/18 da linha de lançamento. Mas insuficiente para a vitória. Terá sido uma admissão de fraqueza por parte do resto da equipa, ou o jogo foi dominado, como muitas vezes acontece, por Luka Magic? De qualquer forma, a Eslovénia já tem de vencer o seu segundo jogo, que será o confronto do grupo contra a França, a atual vice-campeã europeia.

A lesão de 2021

Este jogo deve trazer de volta algumas memórias confusas para Dončić. De facto, foi o jogo das meias-finais dos Jogos Olímpicos de 2021. Foi um jogo dantesco, decidido por um lance de dados, neste caso o incrível contra-ataque de Nicolas Batum na última posse de bola da Eslovénia.

Não sabíamos bem como descrever o desempenho de Dončić neste jogo. Foi um brilhante líder de orquestra, com 18 assistências e 10 ressaltos, mas "apenas" 16 pontos, com um fraco registo de lançamento de 5/18 (2/9 de três pontos). E, sobretudo, deixou cair a bola - que tinha nas mãos - na última posse, para o fim que se sabe.

Estaria esta recordação ainda fresca na sua mente quando entrou em campo na Lanxess Arena, em Colónia, a 7 de setembro de 2022? O facto é que Luka Magic tinha acabado de marcar 36 pontos no dia anterior para ajudar a Eslovénia a vencer a Alemanha em casa. Já era um desempenho impressionante, mas o seguinte desafiava qualquer crença.

Lição contra a França

Naquele dia, Dončić iria fazer tudo para os Bleus. Um lançamento com uma só mão da linha de três pontos para incendiar o pavilhão na buzina, um ataque sistemático aos postes franceses, três pontos de step-back uma e outra vez, um segundo período faraónico em que foi simplesmente imparável. Num jogo em que, note-se, as duas equipas já se tinham qualificado para os oitavos de final antes de entrarem em campo.

Mas ele nunca desistiu, determinado a ganhar o jogo. E conseguiu, com a Eslovénia a vencer por 88-82. E as estatísticas reflectem o seu incrível domínio: 47 pontos em 15/23 lançamentos, dos quais 6/11 de três pontos e 11/12 de lançamento, 7 ressaltos e 5 assistências.

Embora o recorde de pontos num único jogo do EuroBasket pareça inexpugnável (63 pontos do belga Eddy Terrace contra a Albânia... em 1957), Luka Dončić ficará em segundo lugar neste ranking, um ponto à frente da lenda Nikos Galis, que marcou 46 pela Suécia em 1983. E, afinal, era mais do que justo que o EuroBasket recebesse uma prestação tão excecional da parte dele.

Foi na edição anterior, em 2017, que o esloveno realmente explodiu em cena. Apesar de Goran Dragić ter sido nomeado MVP, Dončić também teve um papel importante na inesquecível conquista do título pela sua equipa. Tinha apenas 18 anos e, desde então, tornou-se um dos 5 melhores jogadores do planeta, um finalista da NBA que chegou a marcar 73 pontos num jogo. Mas esse jogo contra a França e os seus 47 pontos estão definitivamente entre os seus desempenhos mais memoráveis.