A Turquia, de Alperen Sengun, não deu hipóteses à Grécia, batida por 94-68, e junta-se à Alemanha, campeã do mundo em título, que se qualificara para a final do Eurobasket ao travar o sonho da ambiciosa Finlândia, por 98-86.
Finalistas em 2001, os turcos podem aspirar a um primeiro título europeu, depois de baterem sem apelo a seleção liderada por Giannis Antetokounmpo, hoje com apenas 12 pontos.
A seleção turca teve em grande plano Ercan Osmani, com 28 pontos e seis em oito nos triplos.
A liderança dos turcos foi sempre clara, para finalizar um percurso até agora totalmente vitorioso em Riga, a exemplo da Alemanha
Também em Riga, mas mais cedo, a Mannschaft, liderada por Franz Wagner e Dennis Schröder, conseguiu chegar a uma final que lhe escapava há 20 anos, então perdida frente à Grécia.
A seleção campeã no Mundial de 2023 será clara favorita no domingo, tal a supremacia que demonstrou até agora, num caminho em que vergou Portugal, entre outros. Sem derrotas e com o melhor ataque do torneio, os germânicos têm tudo para juntar o título europeu ao mundial.
A Finlândia chegou às meias com muito mérito mas, apenas a espaços, sobretudo no terceiro quarto, conseguiu estar melhor do que o adversário, que até ao intervalo tinha impressionante eficácia de 50% nos triplos, em 16 tiros.
Lauri Markkanen, com 16 pontos e oito ressaltos, comandava a Finlândia, que já tinha 14 pontos de atraso ao intervalo (61-47).
Com o bom jogo de Olivier Nkamhoua (21 pontos, 9 ressaltos) e Edon Maxhuni, os finlandeses chegaram a estar a perder por seis, nos 77-71, antes de deixar o marcador alargar de novo.
Para a Finlândia, que afastou a favorita Sérvia, fica desde já o feito de atingir pela primeira vez o top-4 europeu - que até pode ser mais que isso, se derrotar no domingo a Grécia, no jogo pelo bronze.