A boa réplica dos lusos no Xiaomi Arena, cedendo por apenas 80-69, segue-se a uma vitória sobre a República Checa, na primeira jornada, com Estónia, Letónia e Turquia ainda no calendário português desta fase do Eurobasket.
Os checos são os mais fracos do grupo, como se viu esta sexta-feira na derrota ante a Turquia, por 92-78, enquanto no duelo báltico a Letónia superou a Estónia, por 72-70.
Passam quatro equipas deste grupo aos oitavos e Portugal vai ocupando na lista um dos lugares dos que estão em posição de apuramento - é terceiro, com três pontos, tal como a Letónia, que é quarta mas com pior diferença de pontos marcados e sofridos.
Com quatro pontos, Sérvia e Turquia já avançam decididamente para a ronda seguinte. Com dois pontos apenas, República Checa e Estónia estão em posição de eliminação.

No Grupo B, em Tampere, na Finlândia, depois da ronda de hoje há três equipas com quatro pontos - Alemanha, Lituânia e Finlândia - e outras três com dois pontos - Suécia, Grã-Bretanha e Montenegro.
Hoje, Alemanha e Finlândia foram centenárias, superando, respetivamente, a Suécia, por 105-83, e a Grã-Bretanha, por 109-79.
Não chegou aos 100 pontos mas também não foi nada equilibrado o Lituânia-Montenegro, com 94-67 no marcador final.
Para Portugal, fica o evidente orgulho de não ter sido massacrado por uma das maiores potências da modalidade. Perder por 11 pontos com os principais herdeiros da lendária Jugoslávia é excelente.
Após os embates com os checos e sérvios, os comandados de Mário Gomes defrontam a Turquia (sábado), a Letónia (segunda-feira) e a Estónia (quarta-feira), e uma vitória no sábado pode garantir já o apuramento.
A 42.ª fase final do Europeu termina em 14 de setembro, disputando-se em Riga (Letónia), Limassol (Chipre), Tampere (Finlândia) e Katowice (Polónia).