Duas faltas técnicas, a segunda por um festejo excessivo, levaram o jogador dos Boston Celtics para o balneário a 4.34 minutos do final do terceiro período, mas a equipa portuguesa uniu-se ainda mais após esse momento e acabou por conseguir derrotar a Estónia.
Sem Queta, que até sair já tinha 15 pontos, a equipa lusa soube unir-se, sobretudo defensivamente, com Rafael Lisboa em grande destaque ofensivo, com 17 pontos – os sete últimos de Portugal foram deles – e cinco assistências, com os intensos Travante Williams (11 pontos e oito ressaltos) e Miguel Queiroz (10 pontos e nove ressaltos) em bom plano também.
Artur Konontsuk foi o melhor da Estónia, com 20 pontos, 12 dos quais consecutivos já no quarto período, mas incapaz de impedir a eliminação da sua seleção, muito apoiada nas bancadas na vizinha Riga.
Reveja aqui as principais incidências da partida
No sábado, Portugal vai defrontar a campeã mundial Alemanha, que confirmou o pleno de triunfos no Grupo B do Eurobasket, depois de vencer a anfitriã Finlândia, por 91-61, com Franz Wagner como melhor marcador dos germânicos, com 23 pontos e sete ressaltos.
O base Dennis Schroder também fez uma grande exibição, com 16 pontos, sete ressaltos e nove assistências, com Olivier Mkamhoua a conseguir um ‘duplo-duplo’ (16 pontos e 11 assistências) para a Finlândia.

A Alemanha é uma das duas equipas que termina a fase de grupos só com vitórias, coma Turquia a ser a outra, depois de vencer a Sérvia, por 95-90, num duelo entre duas equipas que ainda não tinham perdido no Grupo A.
Tal como tem acontecido nos outros jogos da ‘poule’, entre os quais com Portugal, Alperen Sengun voltou a ser a grande figura da Turquia, com 28 pontos, 13 ressaltos e oito assistências, superando Nikola Jokic no duelo de estrelas da NBA, com o sérvio a terminar com 22 pontos, nove ressaltos e quatro assistências.
A Turquia terminou assim no primeiro lugar do Grupo A, à frente da Sérvia, da Letónia, que impôs a quinta derrota à República Checa (109-75) e de Portugal, com a Estónia e a seleção checa a serem afastadas.

No Grupo B, a Lituânia conseguiu segurar o segundo lugar, com um triunfo sobre a Suécia, por 74-71, com o conjunto sueco a conseguir o quarto lugar, atrás da Finlândia, apesar de terminar com os mesmos seis pontos dos eliminados Montenegro e Reino Unido, que derrotou os montenegrinos (89-83).
Além do Alemanha – Portugal, nos oitavos de final estão também já definidos os confrontos entre a Turquia e a Suécia, entre a Sérvia e a Finlândia, e entre a Lituânia e a Letónia, sendo que todos vão ser disputados em Riga.