Recorde as incidências da partida
A seleção portuguesa entrou da melhor forma, com um primeiro período demolidor e que se refletiu nos expressivos 11-27 no final dos 10 minutos iniciais.
As comandadas de Agostinho Pinto mostravam-se eficazes no jogo exterior, mas a Itália conseguiu equilibrar no decorrer do segundo período, fazendo com que recolhessem aos balneários a perder por seis pontos, 38-44.
Até ao intervalo, destaque para os sete pontos da poste Clara Silva, das Kentucky Wildcats, e de Ema Karim, jogadora do Benfica.
Com um início de segunda parte algo intranquilo por parte das jogadoras portuguesas, a Itália aproveitou para, pela primeira vez na partida, passar para a frente no marcador, 47-45.
Mas o público presente em Matosinhos fez de sexto jogador e quatro pontos consecutivos de Clara Silva e um parcial de 10-0 deixavam a seleção portuguesa com oito pontos de vantagem (47-55), no final do terceiro período.
As portuguesas mostravam-se muito concentradas no capítulo defensivo e exemplo disso foram os escassos dois pontos marcados pelas italianas no quarto período e 11 em toda a segunda parte, fundamentais para Portugal cavar a diferença de 19 pontos com que terminou a partida, 68-49.
Destaque para Clara Silva que com um ‘duplo-duplo’, com 17 pontos e 10 ressaltos, foi a jogadora mais valiosa do jogo.
Portugal volta a jogar no domingo, às 20:00, frente à Alemanha, que hoje venceu a Sérvia, por 72-64, no outro encontro da primeira ronda do Grupo C.