Basquetebol: Sporting bate Vechta (78-75) e ainda sonha na Europe Cup, FC Porto perdeu (71-90)

Atualizado
Sporting conseguiu grande vitória
Sporting conseguiu grande vitóriaFIBA Europe Cup

Leões conseguiram importante triunfo em casa, com reviravolta no final, e vão para a última jornada vivos. Dragões perderam e estão com contas muito complicadas.

Sporting 78-75 Vechta

O Sporting recebeu os alemães do Vechta, na quinta jornada do Grupo G da Europe Cup. Os leões sabiam a importância do triunfo para se manterem vivos na luta por um apuramento para a fase final. 

Contudo, este não foi um jogo fácil para o Sporting. Os germânicos entraram bem em Lisboa e ao intervalo lideravam de forma confortável (34-47), deixando antever o pior para os leões.

Contudo, os segundos finais forma de verdadeira loucura. O Sporting encetou um último período de grande qualidade (24-10) e Malik Morgan (15 pontos, oito ressaltos e seis assistências) vestiu a capa de herói. A cinco segundos do fim, o norte-americano encestou o triplo que valeu a reviravolta no marcador e garantiu o triunfo.

Contas feitas, o Sporting está no segundo lugar com oito pontos, a um do Dínamo Sassari. Os leões enfrentam o Valcea (último classificado) na última ronda e precisam de ultrapassar os italianos já que só o primeiro lugar garante a ida direta, ou fazer as contas a ser um dos melhores seis segundos.

FC Porto 71-90 Tartu Ulikool

A outra equipa portuguesa em prova na Europe Cup, o FC Porto, complicou a vida. Os dragões perderam na receção aos estónios do Tartu Ulikool e complicaram a vida no Grupo B.

De resto, os azuis e brancos entraram mal no jogo e ao intervalo a desvantagem já era significativa (33-46). Algo que não conseguiram reverter nos últimos dois períodos, com os estónios a aproveitarem para fugir ainda mais no marcador nos últimos 10 minutos.

Malcom Bernard (23 pontos, 10 ressaltos e sete assistências) brilhou durante a partida. Javian Davis-Flein (16 pontos e 11 ressaltos) conseguiu um duplo-duplo para os azuis e brancos, mas não evitou o desaire.

O FC Porto tem agora as contas muito complicados. Terceiro classificado com sete pontos, os azuis e brancos vão defrontar o líder Rostock na última jornada. Já sem hipóteses de alcançarem o primeiro posto, vão ter de esperar por uma vitória e ser um dos melhores sextos.