Reveja aqui as principais estatísticas da partida
A qualificação para Paris-2024 foi feita com muito trabalho e suor. Nos Pré-Olímpico de Valência, que decorreram em igualdade de circunstâncias, foi alcançada uma vitória difícil sobre a Finlândia no sábado. E este domingo Espanha venceu as Bahamas, uma equipa a priori com menos nome, mas que tinha eliminado a Argentina e que conta com três jogadores da NBA, Eric Gordon, Buddy Hield e DeAndre Ayton.
Scariolo disse de antemão que ainda não tinha mostrado todas as suas cartas e a Espanha respondeu com um grande jogo, especialmente a nível defensivo.
O primeiro período foi muito disputado e terminou empatado (17-17). No segundo, Espanha conseguiu distanciar-se no marcador com um parcial de 25-17, baseado em três triplos consecutivos marcados por Lorenzo Brown, para além do trabalho incomensurável de Willy Hernangómez na área pintada e da contribuição de Santi Aldama, que deu um passo em frente com a seleção neste Pré-Olímpico.
No terceiro período, Dario Brizuela fez valer a sua magia, mas as Bahamas responderam com os êxitos exteriores de Buddy Hield e Eric Gordon para manter a distância. 65-56 antes do início do último quarto. A Espanha mantinha as Bahamas afastadas graças a um excelente trabalho defensivo, liderado por Rudy Fernández, que vai disputar os seus sextos Jogos, e Xabi López-Aróstegui.
Os últimos 10 minutos começaram com um cesto de Brizuela. Um erro técnico provocou um lançamento livre marcado por Hield, mas depois Garuba apareceu para aumentar a vantagem. Llull colocou o +12 no marcador, mas um parcial de 0-7 com um cesto de Burrows, um 2+1 de Gordon e um afundanço de Ayton trouxeram as Caraíbas de volta ao jogo.
Santi Aldama, com um triplo ponto, reduziu o ímpeto das Bahamas e voltou a ser decisivo ao apanhar um ressalto e marcar um cesto após um triplo ponto de Lull, para fazer +13 a quatro minutos do fim. A vantagem parecia consistente, mas quatro pontos consecutivos de Hield levaram Scariolo a parar o jogo aos 2:46 com um +8 (79-71).
Willy de lance livre e depois de fora do arco aproximou o marcador, apesar dos três pontos de Munnings e dos três pontos seguintes de Edgecombe. As Bahamas perdiam por apenas seis pontos, mas o mais velho Hernangómez estava muito vivo para forçar uma falta no ataque e afastar o perigo.
No ataque, Brown não converteu, mas os caribenhos também não o fizeram num lançamento de três pontos cujo ressalto foi apanhado por Llull. Rudy converteu os dois lances livres e o público valenciano começou a cantar "Sim, sim, sim, sim, vamos a Paris".
